fit

Percurso NiO: a caminhada pelo concelho de Oeiras que o vai manter fit para o Natal

A sugestão é de Filipe Roque, que se dedica ao turismo de natureza, mais concretamente às caminhadas.
Nem vai dar conta de que está a fazer exercício.

O concelho de Oeiras está repleto de espaços abertos e verdes onde pode passear e descontrair sempre que precisa e, nos últimos anos, tem sido uma aposta da autarquia a construção de ciclovias, o melhoramento dos parques e dos jardins, a realização de iniciativas desportivas, entre outros. A prática regular de exercício físico deve ser uma prioridade, claro, por todos os benefícios que traz à nossa saúde.

Foi no sentido de dar mais alternativas fit aos munícipes, que a New in Oeiras contactou Filipe Roque, responsável pelos grupos de caminhadas “Rock2walk”. Com 42 anos, licenciado no ISCTE e guia de passeios pedestres, tomou a decisão de abandonar a carreira na área de gestão para se dedicar a turismo de natureza, mais em concreto às caminhadas, em fevereiro de 2020. 

“É um conceito novo em Portugal, onde caminhadas, como desporto, associam-se apenas a florestas, montanhas, ou seja, nos nossos parques naturais. No inglês existe essa distinção do ‘hiking’ versus o ‘walking’, explicou. À pergunta sobre o seu local favorito do concelho, Filipe Roque já revelou que tem muitos “mas para prática de caminhadas desportivas é sem dúvida o Jamor”.

Esta é a sua proposta e trata-se de um caminho com 7,5 quilómetros que passa por alguns dos spots emblemáticos do concelho e não só. Ao mesmo tempo que faz exercício, fica a conhecer restaurantes e lojas oeirenses que vão de certeza fazer parte da sua lista de negócios preferidos, basta ficar atento. O percurso dura cerca de duas horas em passo moderado e vai deixar os nossos leitores mais saudáveis e com uma sensação fantástica de bem-estar.

Percurso New In Oeiras 

No Jardim Municipal de Oeiras, coloque o seu relógio ou telemóvel pronto para contar os passos desta caminhada. Caminhe ao som dos pássaros em direção à Câmara Municipal de Oeiras e aproveite o circuito circular dos jardins românticos do Palácio do Marquês de Pombal. Quando sair, suba pelas quintas a norte, junto ao rio Laje, e aprecie a envolvente campestre desta zona do nosso concelho.

Uma oportunidade única para relaxar.

Continue em frente até ao Hospital da Luz, passando pelo Estádio Municipal Mário Wilson. Aqui, nas redondezas, encontra o Fórum Oeiras, o local indicado para almoçar ou jantar fora, fazer compras de decoração para a casa ou até de uma peça nova para o seu roupeiro. A Glood, a Partyval, a Blumon, os restaurantes Sushisan e O Nosso Prego, a pastelaria Sacolinha e a Padaria Portuguesa, que já ensinou a fazer bolo rei, são alguns dos negócios que aqui encontra.

O Parque dos Poetas está mesmo ao lado do estádio e é por aí que continua o seu percurso a pé. Deixe-se levar pelas poesias e recantos fantásticos e pode até caminhar mais lentamente para aproveitar as vistas e os animais. Uma tarde, com mais tempo, pode ir até ao Templo da Poesia e relaxar naquela que é a melhor esplanada do concelho, escolhida pelos oeirenses numa votação NiO. Continue a descer em direção ao rio Tejo, utilizando a travessia pedonal para passar a linha do comboio, na rotunda onde se encontra o “galo”, o monumento do 25 de abril. 

Depois de estar no outro lado, basta ir até à praia de Paço de Arcos e faça o passeio marítimo até à praia de Santo Amaro de Oeiras. Atravesse o túnel em frente ao McDonald’s e siga pelos espaços verdes até ao ponto de partida: o Jardim Municipal de Oeiras. 

Não se esqueça de se agasalhar ou proteger do sol, conforme a meteorologia, levar uma garrafa de água, roupa e calçado confortáveis. Desafie um familiar ou amigo, mas se for sozinho e quiser companhia basta levar o seu patudo.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA