fit

Os muffins saudáveis de maçã e amêndoa que pode comer sem culpa

A receita, que pode servir de lanche este outono, é da nutricionista Cátia Carvalho da Silva.
Saborosos e muito saudáveis.

Os muffins tornaram-se uma tendência no nosso País e já são vendidos em praticamente todo o lado. Com cada vez mais apreciadores, a razão prende-se com a diversidade de sabores, sendo estes a alternativa perfeita aos queques tradicionais que já conhecemos. 

Foi a pensar nos lanches para os miúdos, nas tardes em família passadas em casa nos dias de chuva e no regresso ao trabalho presencial, que a nutricionista oeirense Cátia Carvalho da Silva preparou uma receita saudável fácil de preparar e que vai mudar a sua vida: muffins de maçã e amêndoa.

“A amêndoa é um alimento rico em proteínas, gordura (maioritariamente do tipo insaturada) e fibras. É igualmente rico em vitaminas (E e B1) e minerais, como o potássio, fósforo, zinco e magnésio. Pertencente ao grupo dos frutos oleaginosos e fazendo parte da dieta mediterrânea, é recomendada a ingestão diária de 25 a 30 gramas, o equivalente a um punhado por dia”, explica Cátia à New in Oeiras.

Juntamente com a maçã, estes “pães macios”, como lhes chamavam os franceses, têm bastantes benefícios como ajudar a manter a saúde dos ossos, diminuir a pressão alta e o colesterol, controlar a diabetes e fortalecer o sistema imunológico. 

Anote bem a receita dos deliciosos e saudáveis muffins de maçã e amêndoa.

Do que precisa

— 1 maçã e meia

— 2 ovos

— 70 gramas de flocos de aveia

— 70 gramas de amêndoa

— 2 colheres de sopa de azeite

— 2 colheres de sopa de mel ou adoçante

— 1 colher de sopa de canela em pó

— 1 colher de sopa de fermento 

Como se faz

Para este snack rápido e fácil de fazer, pré-aqueça o forno a 180 graus. Se tiver um robot de cozinha, use-o para triturar uma maçã inteira, os flocos de aveia, os ovos, as amêndoas, o azeite, o mel e a canela tudo junto. Caso contrário, opte por uma varinha mágica. Em seguida, coloque o fermento e envolva. 

Deite o preparado para formas de silicone e adicione a restante maçã, cortada em pedaços pequenos. Polvilhe com canela em pó e coloque no forno. Ao fim de 10 a 15 minutos, retire, deixe arrefecer e delicie-se com esta receita super simples e cheia de sabor.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA