fit

4 boas razões para consumir todos os dias um punhado de amêndoas

A nutricionista Cátia Carvalho da Silva explica-lhe os benefícios deste fruto seco tão utilizado na doçaria portuguesa. Leia o seu artigo exclusivo para a New in Oeiras.
Super saudáveis.

A amêndoa é um alimento que apresenta um elevado valor nutricional, pois é rica em proteínas, gordura (maioritariamente do tipo insaturada) e fibras. É igualmente rica em vitaminas (E e B1) e minerais, como o potássio, fósforo, zinco e magnésio.

Pertencente ao grupo dos frutos oleaginosos e fazendo parte da dieta mediterrânea, é recomendada a ingestão diária de 25 a 30 gramas, o equivalente a um punhado por dia. Mas quais são os benefícios para a saúde?

As amêndoas são ricas em potássio, um mineral essencial para o funcionamento normal das células, nervos e músculos. O potássio é muito importante para a saúde cardiovascular, pois permite a regulação da pressão arterial e equilíbrio dos fluídos corporais.

São também ricas em fibras, aumentando a sensação de saciedade, permitindo um maior controlo alimentar, regulam o trânsito intestinal, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e contribuem para a regulação dos níveis de colesterol. Ricas em gorduras “boas”, do tipo insaturado (mono e polinsaturado), promovem a diminuição do colesterol-LDL (mau colesterol), mantendo o colesterol-HDL (bom colesterol) e conferindo um papel protetor na doença cardiovascular.

Por fim, são ainda uma excelente fonte de vitamina E, um potente antioxidante no combate aos radicais livres e protetor da célula contra agressões externas. Evita o envelhecimento precoce e ajuda mais uma vez na prevenção das doenças cardiovasculares e da aterosclerose.

As amêndoas podem ser encontradas de diversas formas no supermercado: amêndoas com pele ou sem pele; amêndoa inteira ou miolo de amêndoa; amêndoa torrada; farinha de amêndoa; bebida de amêndoa e na forma de creme de amêndoa para barrar. No supermercado, deve ter atenção e preferir as amêndoas que se encontram intactas, limpas, isentas de manchas e livres de odores estranhos.

Em casa, as amêndoas devem ser guardadas num recipiente fechado, num local seco e sem a presença de luz, de forma a garantir que as suas características organolépticas se mantenham inalteradas. A sua utilização na cozinha é bastante versátil, uma vez que têm um sabor neutro. As amêndoas podem ser utilizadas inteiras, como snack, na preparação de bolos e panquecas, em batidos ou iogurtes e em saladas.

Pode marcar uma consulta, presencial ou online, com a nutricionista Cátia Carvalho da Silva através das páginas de Instagram e Facebook, ou do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

De seguida, carregue na galeria para descobrir receitas de mousses, algumas com frutos secos, que pode comer sem culpas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA