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3 receitas saudáveis (e deliciosas) para o jantar da Consoada

As sugestões são da nutricionista Cátia Carvalho da Silva. São alternativas aos pratos tradicionais e pode comê-las sem culpa.
Manter a dieta no Natal é possível.

A época natalícia já se instalou e com ela chegam os típicos exageros alimentares que acontecem todos os anos. A verdade é que as rabanadas e o sonhos têm sempre um ar apetitoso, os bolos são mais lindos do que nunca e uma só entrada não chega. Pois é, isto é o Natal.

O problema é que quem não se quer desleixar na alimentação regrada, acaba por ter bastantes tentações ao longo do mês de dezembro. Foi a pensar nos que querem manter a dieta que a nutricionista Cátia Carvalho da Silva sugeriu três alternativas saudáveis para os jantares de Natal.

Não se sinta obrigado a deixar de lado o que mais gosta, mas sim a fazer escolhas melhores que mais tarde o vão deixar sem culpa. Em vez de comer grandes quantidades opte por doses mais pequenas e escolha em que refeição do dia quer experimentar as guloseimas natalícias. Se precisa de ajuda a decidir o que vai comer este ano entre amigos e família, aqui vai uma sugestão para entrada, outra para parto principal e, por último, uma alternativa saudável para sobremesa.

Caso necessite, pode sempre marcar uma consulta, presencial ou online, com a nutricionista Cátia Carvalho da Silva através das páginas de Instagram e Facebook, ou do email catiacarvalhodsilva@nullgmail.com.

Entrada —  em substituição do paté de atum

Do que precisa

— Uma lata de atum ao natural;

— 250 gramas de queijo creme light;

— Um ovo cozido;

— Um dente de alho;

— Cebolinho, salsa e pimenta a gosto.

Como se faz

Primeiro, precisa de picar o ovo, o alho, a salsa e o cebolinho. Depois basta misturar o atum com o queijo creme light e adicionar os ingredientes que picou. Envolva até obter uma mistura homogénea e sirva a pasta de atum com palitos de pepino ou cenoura. Esta é uma ótima alternativa ao tradicional paté de atum e tem muito menos calorias.

Vai deliciar-se com esta entrada.

Prato principal — em substituição do bacalhau com natas

Do que precisa (para quatro pessoas)

— Uma courgette;

— Um alho francês;

— Uma cebola;

— Uma chávena e meia de espinafres congelados;

— Duas batatas (ou batata doce);

— Um dente de alho;

— Duas colheres de sopa de azeite;

— 400 gramas de bacalhau desfiado;

— Sal e queijo mozzarella light ralado q.b;

— 200 mililitros de bebida vegetal;

— Uma colher de sopa de amido de milho;

— Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Como se faz

Comece por cortar a courgette e as batatas aos cubos, o alho francês em fatias e pique a cebola e o dente de alho. Coloque as batatas a cozer e reserve. Numa frigideira, de preferência antiaderente, coloque uma colher de sopa de azeite, a courgette e o alho francês e cozinhe em lume médio. Coloque as batatas a cozer. Num tacho, junte o azeite, o alho e a cebola e deixe ao lume até alourar. Acrescente o bacalhau e os espinafres e deixe cozinhar por alguns minutos.

  • Para preparar o molho de natas, coloque num tacho a bebida vegetal e o amido de milho e mexa bem com uma vara de arames. De seguida, leve ao lume (médio-baixo) cerca de cinco a dez minutos e mexa constantemente para evitar grumos. Tempere a gosto com sal, pimenta e noz-moscada. Deixe engrossar uns minutos fora do lume e ajuste os temperos. 
  • Num tabuleiro de ir ao forno, coloque o preparado de bacalhau e espinafres e, em seguida, cubra com uma camada de batata, courgette e alho francês. Regue com o molho de natas. 
  • Polvilhe com queijo mozzarella light ralado e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, cerca de 15 a 20 minutos.  
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  • Sobremesa — em substituição do arroz doce

Do que precisa (para duas pessoas)

— Uma chávena de quinoa;

— Duas chávenas de bebida de amêndoa;

— Um pau de canela;

— Duas raspas de limão;

— Duas colheres de sopa de açúcar;

— Duas gemas.

Como se faz

Comece por lavar bem a quinoa e coloque-a a cozer com a bebida de amêndoa, o pau de canela e as raspas de limão. Deixe ao lume por cerca de 15 minutos e vá mexendo. Numa taça, bata as gemas com o açúcar. Misture bem e adicione ao preparado anterior. deixe cozer mais quatro minutos ou até a gema ficar cozinhada. Descarte o pau de canela e o limão. Verta para taças e polvilhe com canela. 

Se preferir, a bebida vegetal por ser substituída por leite magro ou meio gordo, assim como pode trocar o açúcar por mel ou adoçante. 

Faça e surpreenda-se.

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