O World Press Photo é um dos mais conhecidos e reputados concursos de fotografia do mundo, focado, como o nome indica, na área de fotojornalismo. Criado em 1955 pela organização homónima, e sem fins lucrativos, o World Press Photo premeia, anualmente, fotografias que dão a conhecer ao público momentos cruciais e impactantes, que marcam a atualidade em todo o mundo, com consequências à escala global. A premiação resulta, depois, numa exposição que passa por vários países, incluindo Portugal.
Em 2021, o concelho de Oeiras teve a honra de receber a mostra pela primeira vez e, este ano, volta a dar-lhe palco, depois do sucesso e afluência do público na última edição. Entre 15 de setembro, quinta-feira, e 16 de outubro, domingo, todos os caminhos vão dar ao Parque dos Poetas, que volta a ser o cenário escolhido para a mostra. Assim, o jardim torna-se numa verdadeira galeria a céu aberto, com entrada totalmente livre a todos aqueles que quiserem conhecer e celebrar a 65.ª edição do concurso.
Estarão presentes as obras vencedoras de 24 fotógrafos, de 23 países, com diferentes perspectivas dos principais temas que marcaram e marcam a atualidade, como os efeitos da crise climática, os movimentos pelos direitos civis, passando pelo acesso à educação e à preservação das práticas indígenas.
A edição de 2022, promovida pela revista “Visão” e com o apoio do Município de Oeiras, será inaugurada no dia 15 de setembro e poderá ser visitada entre as 9 e as 23 horas, até 30 de setembro, e das 10 às 20 horas, de 1 a 16 de outubro. A entrada realiza-se pelo Templo da Poesia, na Rua José de Azambuja Proença, em Oeiras.
Se tiver curiosidade pode ir até ao site oficial do World Press Photo para saber mais sobre a edição deste ano e quais as cidades por onde a exposição vai passar, até dezembro.