A maior concentração de cartoons do mundo está a chegar a Oeiras. O World Press Cartoon vai regressar ao concelho para mais uma edição onde vão ser escolhidas as melhores caricaturas referentes ao ano passado.
Depois de uma interrupção de dois anos, a exposição vai instalar-se no Palácio Anjos já no próximo sábado, 8 de novembro, e ficará patente até 8 de fevereiro de 2026. No dia 6 de novembro, quinta-feira, vão ser anunciados os vencedores de 2024 em três categorias: Cartoon Editorial, Desenho de Humor e Caricatura.
A cerimônia vai acontecer no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, e vai contar com atuações, música e momentos de humor. As obras premiadas no World Press Cartoon Oeiras 2025 têm a assinatura de Agustin Sciammarella (Itália), Aristides Hernandez (Cuba), Darko Drljevic (Montenegro), David Pinto e Carlos Chinto (Espanha), Frank Hoppmann (Alemanha), Ivan Mata (Espanha), José Vaz (Portugal), Nahid Maghsoudi (Irão) e Pawel Kuczynski (Polónia).
“Os trabalhos expostos foram selecionados por um júri internacional que se reuniu em Oeiras no mês de junho e que integrou, além do diretor do salão, António Antunes, os cartoonistas Niels Bo Bojensen, da Dinamarca, e Tchavdar Nikolov, da Bulgária, a ilustradora francesa Anne Derenne, e o historiador de arte português Paulo Morais-Alexandre”, afirmou a organização.
Os trabalhos dos artistas são referentes aos acontecimentos de 2024 e, entre os temas principais, o destaque vai para o regresso de Donald Trump à cena política, Elen Musk, Vladimir Putin e a guerra, a Europa, os direitos das mulheres, os riscos que a ameaçam em diversas culturas nos tempos que correm e a Inteligência Artificial.
A iniciativa, que este ano conta com a parceria da Câmara Municipal de Oeiras, celebra 20 anos de existência e, desde então, muitos foram os trabalhos premiados sobre os temas que têm vindo a marcar os últimos anos, como a fome, política, alterações climáticas, imigração ou liberdade de expressão.
Em 20 anos de concurso, Portugal saiu vencedor na edição de 2015, com uma ilustração de André Carrilho, para o Diário de Notícias, intitulada de “Ébola”.

A obra, para a imprensa, abordou a epidemia da doença no ano de 2014 e principalmente a forma como os casos registados em África e no Ocidente eram tratados pela comunicação social.
“Os meios de comunicação social tendem a passar de alguma indiferença para a sobreexposição e pânico, sem nunca deixarem de tratar o assunto numa perspectiva que opõe ‘eles’ (África) a ‘nós’ (EUA e Europa)”, afirmou o artista numa entrevista ao jornal Público.
Este ano, o Palácio Anjos abre as suas portas durante três meses para receber cerca de 300 trabalhos, de vários autores de todo o mundo, que permitem aos visitantes “viajar” pelo foi o mundo entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de maio de 2025.
Ao todo, pode observar obras de 151 cartoonistas que representam mais de 41 países. A exposição é gratuita aos domingos até às 14 horas e, nos restantes dias, custa 6€ para os residentes em Portugal e 12€ para não residentes.
Se é fã de cartoons e gosta dos temas que marcam a atualidade, pode visitar a mostra de terça-feira a domingo, das 11 às 18 horas, no Palácio Anjos.
Carregue na galeria para ver as obras vencedoras em anos anteriores.

LET'S ROCK







