Inaugurou oficialmente no passado dia 24 de junho, sexta-feira, no Palácio Anjos, em Algés, uma exposição que aborda o tema do prazer sexual feminino através da arte. Falamos de “Amor Veneris”, uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, que oferece ao público uma experiência pedagógica em torno da sexualidade feminina.
A mostra pretende acabar com os tabus em torno do tema e, para isso, conta com a ajuda de 35 artistas nacionais e internacionais que ali têm expostas as suas obras. Dividida em três partes, cérebro, pele e clitóris, a exposição pretende levar o público a refletir sobre a pertinência de temas como o prazer sexual feminino, mas também o consentimento e não consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e outros conceitos indissociáveis à vivência da sexualidade.
“As mulheres têm muitas formas de sentir a sua sexualidade e esta exposição é sobre essas várias formas. E também sobre a importância da intimidade sexual e de os encontros sexuais serem feitos com consentimento. É muito importante falar disto neste momento.”, afirmou Marta Crawford, na inauguração da mostra.
Se ainda não foi até lá, na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, tem a oportunidade ideal para fazê-lo. A partir das 18 horas vai haver uma visita pop-up com a artista Ana Rocha de Sousa, também atriz e realizadora, que irá falar das suas obras expostas na mostra. A seguir, nos jardins do palácio, haverá música com um DJ set, para poder aproveitar o final de tarde da melhor forma.
A visita pop-up é gratuita e limitada a uma lotação de 20 pessoas, mas é necessário adquirir o bilhete da exposição, que custa 5€. Pode comprá-lo através do site da Ticketline. Para saber mais informações pode enviar um email para panjos@nulloeiras.pt.
As novidades não ficam por aqui. Paralelamente à exposição foi definida uma programação que conta com oficinas, conversas, atividades para famílias, visitas pop-up e performances, com o propósito de refletir sobre a importância do prazer sexual e da sexualidade feminina.
Fique a par dos temas e das datas que acontecem ainda no mês de julho.
31 de julho
11 horas — Domingos para família: como introduzir o tema da sexualidade na infância.
Pode também optar por participar numa das visitas orientadas pela exposição, que acontecem entre terça e sexta-feira, ao meio-dia e às 17 horas, com a duração de uma hora. É necessário inscrever-se através do email programacao@nullmusex.pt.
Esta é a primeira exposição do MUSEX — Museu Pedagógico do Sexo, com o apoio do Município de Oeiras. Está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 11 e as 19 horas (sextas e sábados até às 20 horas), até dia 30 de dezembro, no Palácio Anjos, em Algés.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos espaços da exposição “Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino”.