cultura

Vem aí uma exposição sobre o Marquês de Pombal

De 25 de julho a 11 de agosto vai poder ver a mostra "Territórios com História: Quinta do Marquês".

Se ainda não sabe a influência que o Marquês de Pombal teve na arquitetura de Oeiras, está na altura de apreciar a herança e o património. E chegou a grande oportunidade, é que esta quinta-feira, 25 de julho, vai ser inaugurada a exposição “Territórios com História: Quinta do Marquês”, na Casa da Arquitectura, na Cruz Quebrada/Dafundo.

A mostra é uma viagem ao passado, mas também revela a evolução do espólio arquitetónico de valor histórico e cultural da Quinta do Marquês de Pombal, conjunto que representa uma imagem de marca do concelho de Oeiras. Na “Territórios com História: Quinta do Marquês” descobre uma Oeiras esquecida, um território de quintas e palácios, uma paisagem natural de grande beleza. Fica a conhecer um património único, que contribuiu, de forma decisiva, para a construção da identidade da Vila de Oeiras.

Ao longo dos tempos, a obra Pombalina transformou a paisagem, desde o centro da vila às estradas e ruas de acesso, que deixou uma marca monumental no concelho. 

A Quinta do Marquês de Pombal, integra a Quinta de Baixo, onde fica o Palácio e a Quinta de Cima que corresponde a cerca de 80 por cento da área total da propriedade cuja área murada ocupa cerca de 130 hectares. A quinta, que é atravessada pela ribeira da Lage, apresenta um conjunto arquitetónico que, apesar de atualmente degradado, representa para todos os que a conhecem uma imponência e grande significado.

A Casa da Arquitectura nasceu com o objetivo de criar espaço que permita à comunidade a sua utilização e que seja uma forma de conhecer melhor o pensamento e trabalho dos arquitetos portugueses e da arquitetura, assim como todo o processo criativo.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, casa da arquitetura, espólio, exposição, obra pombalina, oeiras, quinta do marquês de pombal