cultura

Vêm aí sessões de cinema gratuitas (só com grandes clássicos dos anos 2000)

A programação inclui títulos como "Frida", "Insónia", "Charlie e a Fábrica de Chocolate" e "Cast Away, O Náufrago".

Este verão, o Ciclo Cinema do Século XXI leva alguns dos filmes mais marcantes dos anos 2000 aos auditórios de Oeiras, numa programação gratuita que inclui thrillers, dramas, comédias e até propostas para os miúdos. As sessões decorrem todas as semanas, às terças-feiras, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras, e nos últimos domingos de cada mês no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos, sempre às 15h30.

A programação de junho termina com um título bem conhecido do público. A 30 de junho, chega “O Náufrago”, de Robert Zemeckis, com Tom Hanks no papel de um homem que sobrevive sozinho numa ilha deserta, acompanhado apenas pela inesquecível bola Wilson.

Julho traz mais algumas propostas imperdíveis. No dia 7 passa “Um Casal Surreal”, com Julianne Moore e Matthew Broderick. A 14 de julho é a vez de “Frida”, o filme biográfico sobre a pintora mexicana protagonizado por Salma Hayek. Segue-se “Nove”, a 21 de julho, um musical com Daniel Day-Lewis, Penélope Cruz e Marion Cotillard, e “O Protegido”, a 28 de julho, o thriller de M. Night Shyamalan com Bruce Willis e Samuel L. Jackson.

Em agosto, chegam alguns dos títulos mais aguardados desta edição. “Ocean’s Eleven, Façam as Vossas Apostas”, com George Clooney, Brad Pitt e Matt Damon, é exibido a 4 de agosto. Duas semanas depois, a 18 de agosto, passa “Insónia”, o thriller de Christopher Nolan protagonizado por Al Pacino e Robin Williams. Já a 25 de agosto é a vez de “O Pianista”, o premiado drama de Roman Polanski com Adrien Brody.

Para os mais novos, há uma sessão dedicada aos miúdos no dia 11 de agosto, com “Bailey, Um Cão que Vale Milhões”, recomendado para maiores de seis anos.

O ciclo prolonga-se até setembro, mês em que serão exibidos “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, de Tim Burton, no dia 1, “Os Irmãos Grimm”, de Terry Gilliam, a 8 de setembro, a comédia “A Maldição do Escorpião de Jade”, de Woody Allen, a 15, e “Jogo de Espiões”, de Tony Scott, com Robert Redford e Brad Pitt, no dia 22.

A entrada é gratuita em todas as sessões, de acordo com a classificação etária de cada filme. As senhas são distribuídas a partir das 15 horas, no próprio dia da exibição, com um máximo de duas por pessoa. A lotação está limitada à capacidade das salas e não é permitida a entrada após o início dos filmes.

ARTIGOS RECOMENDADOS