Qualquer artista utiliza o seu dia a dia como inspiração, quer seja na tela de um pintor, na lente de um fotógrafo ou até nas palavras de um escritor. Este estilo de vida é cada vez mais valorizado e procurado pelos comuns como “fuga da realidade”.
Durante todo o ano, muitos são os espaços em Oeiras onde é possível visitar exposições, assistir a teatros ou participar em workshops criativos para quem quer aprender. No entanto, o MAU — Museu de Arte Urbana do Taguspark lançou um desafio apenas a artistas. Estão abertas as candidaturas para a segunda e terceira edição do concurso Residências Artísticas MAU-SNBA. O projeto “é direcionado a artistas interessados em desenvolver ou expandir os seus projetos, impulsionando as expressões contemporâneas no Taguspark – Cidade do Conhecimento.”, afirma a organização.
As Residências Artísticas acolhem artistas de diversas expressões, refletindo o espírito disruptivo e inovador, com o objetivo de os promover e permitir a continuidade dos seus projetos, por um período de quatro meses. Durante esse tempo, os artistas que participarem no projeto, individuais ou coletivos, poderão aprofundar a sua prática em torno de uma temática da candidatura e organizar eventos abertos ao público, promovendo novas dinâmicas artísticas.
Para Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, “a continuidade do programa reforça o compromisso com a criação e divulgação da arte contemporânea, consolidado pela parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA).” As candidaturas para a segunda edição, que terá início a 7 de maio, decorrem até dia 23 de abril, enquanto que a terceira edição, agendada para 8 de setembro, aceita candidaturas até 23 de junho.
Para participarem, os interessados deverão enviar as propostas de candidatura para ra@nulltaguspark.pt. com o portfólio atualizado, a temática a explorar no projeto, as motivações para a residência e a indicação da edição desejada (maio ou setembro).