cultura

A nova instalação artística feita com plástico encontrado na praia de Santo Amaro

A peça pretende chamar a atenção para a conservação do meio ambiente e está exposta no Oeiras Parque.
A instalação.

O Skeleton Sea é um atelier que pretende transformar lixo em arte, através do desenvolvimento de técnicas artísticas com materiais diferenciados. É nesta iniciativa que entra a pequena instalação presente no piso 2 do centro comercial Oeiras Parque.

A obra feita a partir de lixo recolhido na praia de Santo Amaro de Oeiras vai estar em exposição até ao dia 30 de setembro para chamar a atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente e dos oceanos. 

“Anualmente, chegam a ir parar aos oceanos até 12 milhões de toneladas de plástico — que correspondem a cerca de 70% de todo o lixo marinho —, levado pelos esgotos, arrastados pelas chuvas, pelos rios ou, simplesmente, deixados nas praias pelo Homem”, lê-se no cartaz junto da instalação. 

Esta tentativa de consciencialização ambiental é comum por parte do Skeleton Sea que já conta com outras instalações artísticas em Portugal, nomeadamente no Oceanário de Lisboa — que ainda vai a tempo de ver —, no Centro de Congressos de Lisboa realizada em 2019 e no Surf Café na Ericeira. Neste último local, a exposição é permanente e é referente à população de tubarões e o risco acrescido de extinção. 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA