De entre todas as personagens principais de histórias infantis que apresenta aos seus filhos, talvez nunca tenha pensado que uma das protagonistas podia ser — admire-se — uma traça. De seu nome Seraphina, é ela a estrela de um espetáculo musical criado especialmente a pensar nos mais novos.
Destinada a miúdos até aos quatro anos, a peça “Seraphina: Uma Aventura Musical para Bebés” estreou no dia 12 de outubro no auditório do Taguspark, em Porto Salvo, e vai estar em cena todos os sábados, até ao final do ano. Desta forma, poderá acompanhar a aventura desta curiosa traça da cidade para o campo onde, durante 30 minutos, os pequenos vão ficar hipnotizados pelo que estará a acontecer em palco.
O espetáculo sensorial e musical foi totalmente concebido a pensar especificamente em bebés a partir dos zero meses até aos quatro anos. Com cores vibrantes, canções suaves e interações com o público, a peça “explora a magia dos livros e a importância das amizades que transcendem as páginas”, refere a Yellow Star Company, a produtora responsável. Descrevem-na como uma história cativante, que “celebra a alegria de descobrir novos mundos e a certeza reconfortante de que os amigos voltam sempre, assim como os livros à biblioteca”.
Na sinopse, podemos ler: “Numa alegre lavandaria, vive uma pequena traça chamada Seraphina. Um dia, enquanto explorava entre as roupas, descobre algo especial: um livro esquecido por alguém. A dona da lavandaria, ao examinar o livro, percebe que o mesmo pertence a uma biblioteca do Alentejo. Movida pela curiosidade e pelo desejo de devolver o livro ao seu lugar, a dona da lavandaria decide enviá-lo pelo correio. Pela curiosidade, Seraphina coloca-se dentro do livro antes de ser enviado”.
“Ao chegar à biblioteca, Seraphina sai do livro e depara-se com um mundo mágico repleto de livros coloridos. Faz amizade com muitos personagens adoráveis, como a aranha sábia Tita e a mosca curiosa Zélia. Juntos, exploram as páginas dos livros, aprendem histórias encantadoras e desfrutam da companhia uns dos outros. No entanto, a felicidade de Seraphina é interrompida quando um dos amigos fica dentro de um livro e é levado por um humano. Fica triste, mas a mosca explica que, nos livros, as despedidas são temporárias. Os livros voltam sempre à biblioteca, trazendo de volta os amigos que partiram”, conclui a apresentação da peça.
Com texto e criação de Luís Oliveira, o elenco conta com Marisa Sargaço e Vitória Machado. As músicas originais são de Pedro Guerra, o teatro de sombras de Rogério Cordeiro, a ilustração de Pedro Benvindo e Joana Barros e o cenário de João Duarte.
“Seraphina: Uma Aventura Musical para Bebés” está em cena todos os sábados às 10h30 até dia 28 de dezembro, com exceção de dia 30 de novembro. O bilhete individual custa 10€ e o pack família (três pessoas) fica a 22€. Pode comprá-los online e nos locais habituais. Para reservas e mais informações, contacte o email bilheteirataguspark@nullyellowstarcompany.com.
