cultura

“Tudo Isto é Fado” traz Alfama, Bairro Alto e Mouraria a Carnaxide

Nas noites de 9, 16 e 22 de março, o Auditório Ruy de Carvalho vai receber espetáculos inspirados em bairros lisboetas.
Vânia Conde foi uma das vozes da última edição.

“Tudo Isto é Fado” é o evento, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, que tira os fadistas dos seus ambientes naturais, em tascas e casas de fado de bairros lisboetas, para trazê-los ao palco do Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. Depois do sucesso da edição de 2023, a iniciativa regressa este ano com três espetáculos marcados para o mês de março.

O objetivo, segundo a organização, é trazer aos oeirenses o fado na sua vertente mais popular e bairrista. Pelo palco vão passar fadistas de “coletividades e tasquinhas de fado, mas também das casas de fado profissionais”, de forma a mostrar “que se trata de uma família em que todos se encontram e partilham o que sabem”, refere o município.

Assim, nos dias 9, 16 e 22 de março, o público poderá assistir a “três espetáculos de fado no seu modo mais puro”. Em cada data estarão presentes três fadistas e três músicos, representando um bairro lisboeta diferente.  A primeira sessão, marcada para 9 de março, sábado, chama-se “Ai Mouraria”. Tiago Simões, Filipa Biscaia e Sofia Ramos soltam as vozes, acompanhados pelos músicos José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Fernando Araújo (viola baixo) e Ivan Cardoso (viola de fado). 

Na semana seguinte, a 16 de março, sábado, é a vez de “Alfama Bairro Velhinho”, com os fadistas, Daniel Pinto Coelho, Sandra Correia e Sara Paixão. A acompanhá-los estarão os músicos Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Francisco Gaspar (viola baixo) e Nelson Aleixo (viola de fado).

A última noite deste ciclo de concertos está marcada para 22 de março, sexta-feira, com o tema “Meu Bairro Alto”. A cantar estarão Paulo Jorge, Joana Almeida e Silvana Peres. O trio de músicos presentes será composto por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Ciro Bertini (viola baixo), Ivan Cardoso (viola de fado).

Os três concertos (classificados para maiores de seis anos) começam às 21h30. A abertura de portas faz-se 25 minutos antes do início de cada um. Os bilhetes variam entre 6€ no balcão e 8€ na plateia. Pode adquiri-los onlineno próprio Auditório Ruy de Carvalho, no Posto de Turismo de Oeiras ou em outros locais de venda habituais. Para mais informações pode contactar o número 214408582 ou o email paulo.afonso@nulloeiras.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA