Tiago Pimentel já mudou de morada algumas vezes, mas nunca saiu do concelho de Oeiras. Linda-a-Velha, Carnaxide ou Dafundo viram nascer as suas criações, sejam elas digitais ou em tela. É que o ilustrador oeirense trabalha quase sempre a partir de casa, mesmo antes do teletrabalho ser uma prática comum.
Aos seis anos, Tiago mal sabia ler e já consultava a vasta coleção de banda desenhada do pai. “Cresci com a banda desenhada franco-belga, como o Moebius e o seu ‘Heavy Metal’ e ‘Incal’, mas também com o universo Marvel”, explica Tiago Pimentel à New in Oeiras.
O pai de Tiago também gostava de desenhar, mas “nada de profissional”. Imerso no universo da BD dos anos 80, Tiago tinha “sete ou oito” anos quando começou a desenhar. “Fiquei fascinado com a ideia de olhar para algo e desenhar a seguir. E as pessoas que me rodeavam começaram a dizer que eu tinha jeito. Também gostei de perceber que os desenhos levavam a reações.”
Hoje, Tiago Pimentel tem 39 anos, 20 deles dedicados às técnicas digitais e 10 à autoaprendizagem da técnica realista a óleo. O artista ainda passou pelo curso de Design Visual do Iade, mas outra paixão surgiu nessa altura: os videojogos.
Assim como a sua grande inspiração, Jean Giraud, conhecido também por Moebius e Gir, que mudava completamente o seu estilo consoante o heterónimo, Tiago Pimentel tem várias vertentes. Trabalha com técnica digital, com óleo, com tinta da china, é freelancer e professor.
Leciona a disciplina de Concept Art na ETIC e aborda duas vertentes, “a pintura digital e como produzir uma imagem, e a concept art, ou como aplicar a pintura digital para ideias, gerar um produto final e responder a um briefing”. E há outra coisa que Tiago ensina aos alunos: “Para mim, o talento e a magia têm uma coisa em comum: não existem.”
O ilustrador considera que a arte é ensinada de forma cada vez mais elitista. E aquela máxima dos 80 por cento de trabalho e 20 por cento de talento? “Para mim, um artista é 99 por cento de trabalho e 1 por cento de oportunidade.”
Oportunidades não têm faltado na carreira de Tiago, que refere que em duas décadas de profissão nunca falhou um deadline. A sua consistência e ética levaram-no a trabalhar com clientes como a Netflix, PlayStation, McDonald’s, Continente, Nestlé, Olá, Nespresso, SIC, entre muitos outros.
No entanto, nem sempre o seu trabalho pode ser divulgado pelo próprio artista. É que Tiago Pimentel tem de fazer alguns trabalhos como um ghost writer. Ao trabalhar maioritariamente com agências, o seu cliente não é diretamente a marca. Por motivos de concorrência, entre outros, nem sempre se pode associar o seu nome a algumas campanhas.
É o caso de um trabalho que fez associado à Netflix Portugal. Por outro lado, a Sagres, por exemplo, com quem trabalhou durante vários anos, não exige o mesmo. Para a marca de cerveja, Tiago trabalhou com outra das suas vertentes profissionais.
Já viu folhas desenhadas como se fossem uma banda desenhada com todos os planos de um filme que irá ser rodado? A isso chama-se um storyboard. O ilustrador faz isso mesmo, storyboards para as agências apresentarem ideias de campanhas publicitárias às marcas.
E recorda-se do anúncio televisivo da Sagres em que dois rapazes bebiam uma cerveja sentados na areia enquanto uma rapariga passava à sua frente? Foi Tiago que desenhou alguns dos planos desse anúncio. O mesmo aconteceu com as publicidades mais recentes da OKTeleseguros e da Iberdrola. Foi graças às ilustrações do artista que as marcas optaram por avançar com a gravação dos anúncios em questão.
Tiago Pimentel ainda trabalhou com a mulher, que faz motion graphic, na criação de alguns desenhos do canal Panda e de alguns videoclips do Panda que certamente os seus filhos consomem diariamente no YouTube. E, se é fã da série “The Walking Dead Season”, saiba que o oeirense foi o vencedor de Portugal do prémio “Posterspy & AMC Fear The Walking Dead Season 4 Alternative Poster” e viu o seu trabalho exposto numa fachada de um prédio.
Pode continuar a acompanhar as criações incríveis no site ou página de Instagram de Tiago Pimentel.