Foi em 2005 que Tiago Castro se tornou conhecido do grande público, quando surgiu na terceira temporada da série juvenil “Morangos com Açúcar”, da TVI. “Crómio” tornou-se rapidamente numa das personagens mais emblemáticas e inesquecíveis da produção. Aliás, durante muitos anos, era por esse nome que o ator era chamado na rua. Esse é precisamente um dos temas que aborda no seu espetáculo a solo, intitulado “Daqui de baixo”, que volta a Algés para uma sessão única, já esta sexta-feira, 17 de novembro.
A propósito do lançamento do espetáculo, Tiago Castro escreveu o seguinte na sua página de Instagram: “Durante 16 anos fui e sou para muitos, apenas o ‘Crómio’. Até eu, tive que olhar duas vezes para o Cartão de Cidadão para ver quem estaria enganado, se eles ou eu. Hoje estou aqui, sem miopia e protetor solar espalhado na cara, a anunciar o meu solo escrito inteiramente por mim”. Chegou a revelar que “foi preciso andar com uma tabuleta. Hoje, um papel colado ao peito é suficiente. Finalmente, já se percebe que os meus pais não escolheram o meu nome inspirados pela tabela periódica”, brinca o ator.
Quase duas décadas depois de ter estreado a icónica personagem, Tiago Castro veste-lhe novamente a pele na nova temporada da série, que estreou em outubro na TVI. Volta, uma vez mais, a fazer rir o público, algo que, curiosamente, durante muitos anos pensou ser possível apenas através da ficção. Depois de participar em várias produções televisivas, viveu fora de Portugal e esteve alguns anos afastado do meio. Chegou mesmo a sofrer com uma depressão e a refugiar-se em opiáceos, como contou à NiT, em maio deste ano.
Acabou por conseguir reerguer-se e criar um espetáculo de stand-up comedy onde pudesse falar e brincar consigo mesmo e com todos os desafios e dificuldades que enfrentou. Percebeu que seria a comédia a voltar a abrir-lhe portas. No início de 2022, apresentou, então, o seu “Daqui de baixo”, que traz ao público 60 minutos de muito humor em cima do palco.
Tiago Castro voltou, assim, a fazer rir os portugueses, desta vez ao vivo e a cores. Em quase dois anos, o ator já levou o espetáculo a várias localidades portuguesas. Nesta sexta-feira, 17 de novembro, o stand-up regressa ao Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, por onde já passou anteriormente, promovido pela Companhia de Actores, para mais uma sessão de gargalhadas. Está marcado para as 21 horas.
“Tiago Castro é só mais um comum mortal nascido afastado da margem. À sombra dos seus amigos mais altos, escolheu ser ator e para piorar ainda mais achou que poderia transformar as suas dores em comédia. A vida foi dando-lhe estórias: Se umas eram escritas com letras douradas, outras roçavam nos clássicos da tragédia grega — desamor, desemprego, preconceito e uma depressão tão profunda que o obrigou a estoicamente levantar-se a 1 metro e 58 centímetros do chão. Tiago Castro provou que há sempre uma forma de sair ‘daqui debaixo’ e encontrar nas falhas uma oportunidade para o sucesso e é essa premissa e a dúvida de todo o espetáculo, afinal, o que é o sucesso?”, podemos ler na sinopse.
São todas estas emoções que Tiago levará a palco, de forma descontraída e bem-humorada. O preço do bilhete é de 15€. Pode comprá-lo online. O Teatro Municipal Amélia Rey Colaço situa-se na Rua Eduardo Augusto Pedroso, 16A, em Algés.
Pode aproveitar para jantar, antes ou depois do espetáculo, no restaurante mexicano mais famoso de Algés. O La Siesta tem, desde o início do ano, um novo chef mexicano que incluiu várias especialidades e temperos da sua terra natal no menu do espaço, que está prestes a completar 30 anos. Leia o artigo e carregue na galeria para ver alguns dos pratos que poderá saborear por lá.