cultura

“The Essex Serpent”: a nova série protagonizada por Claire Danes e Tom Hiddleston

Passa-se em Inglaterra, quando os habitantes de uma pequena terra avistam uma criatura mítica na água.
Claire Danes e Tom Hiddleston são os protagonistas.

É a grande estreia desta sexta-feira, 13 de maio: “The Essex Serpent” é a nova série da plataforma de streaming Apple TV+. Ao todo são seis episódios baseados no livro homónimo de Sarah Perry, publicado em 2016.

A história passa-se no final do século XIX, no Reino Unido. Cora Seaborne está casada com um homem grotesco e sádico, que a trata mal e a faz levar uma vida miserável. Tudo muda, contudo, quando o marido é fatalmente atingido por um cancro letal. 

Cora Seaborne sente luto, claro, mas também um enorme alívio. Afinal, está livre para viver a sua vida como deseja, sem nenhum opressor. Na mesma altura, mas noutro sítio, nasce outro monstro: os locais de Essex acreditam que uma criatura parecida com um dragão está a viver ao largo da costa.

Este é um ser quase mitológico, de que há relatos do ano de 1669, e parece que mais de 200 anos depois ele está de volta. Os habitantes estão, claro, apreensivos. Quando Cora descobre o assunto nas páginas de um jornal, deixa a sua mansão em Londres para rumar a Essex.

A sua grande paixão é a história natural — tem um fascínio pela biodiversidade, ainda muito por explorar nesta época histórica. O problema é que, quando chega àquela pequena terra, os habitantes estão a ser atormentados por males e acreditam que Cora é a culpada — afinal, é uma forasteira que acaba de aparecer pouco tempo depois da criatura.

Cora, enquanto mulher sofisticada de Londres, vai chocar com a classe trabalhadora de Essex. Ela é uma pessoa educada das ciências rodeada de aldeões menos habilitados e com um espírito de puritanismo religioso. Apesar de o vigário local, Will Ransome, ser uma figura altamente inteligente e culta.

Ransome acredita num Deus bondoso e racional — e terá longas conversas com Cora Seaborne sobre os paralelismos e as diferenças entre a religião e a ciência. As grandes questões da humanidade, vistas com uma certa lupa do século XIX, estarão em jogo.

Pelo meio, os espectadores vão percebendo se de facto existe uma criatura sobrenatural na água (ou se não passa tudo de uma grande metáfora para as assombrações humanas) e acompanhar a relação de atração mútua que claramente existe entre os dois protagonistas.

Entre as outras personagens da narrativa encontram-se o jovem médico Luke Garrett e a empregada socialista de Cora Seaborne, Martha — com quem também tem uma relação próxima. 

Esta é a primeira série que Claire Danes protagoniza desde “Segurança Nacional”. O vigário Will Ransome é interpretado por Tom Hiddleston, sendo que o elenco inclui ainda Frank Dillane, Clémence Poésy, Hayley Squires, Dixie Egerickx, Michael Jibson, Lily-Rose Aslandogdu e Jamael Westman

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA