cultura

Soam as Guitarras arranca esta semana em Oeiras. Passa também por Carnaxide e Barcarena

A 8.ª edição do festival de música arranca já esta quinta-feira, 4 de abril, no Auditório Municipal Eunice Muñoz.
Tim vai atuar na primeira data.

É já esta quinta-feira, 4 de abril, que arranca mais uma edição do Festival Soam as Guitarras. O evento, que tem como protagonistas os instrumentos de cordas, aconteceu pela primeira vez em Oeiras, em 2017, e tem vindo a estender-se também a outros municípios desde então.

Este ano, a oitava edição vai passar primeiro por Oeiras e Carnaxide, entre os dias 4 e 13 de abril e regressa no mês seguinte, a 17 e 18 de maio, em Barcarena. O espetáculo que vai abrir o festival, no dia 4, tem lugar no Auditório Municipal Eunice Muñoz. É o vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, que vai subir ao palco, juntamente com Pedro Jóia, “uma referência cimeira da guitarra em Portugal com uma longa e notável carreira”. 

No mesmo espaço, vão tocar, a 5 de abril, Zeca e os Poetas da Liberdade, Naked Lunch, com José Anjos e a guitarrista Sara Alhinho, e no dia 6 de abril, será a vez de José Manuel Neto, com o contrabaixista Bernardo Moreira e o percussionista Ruca Rebordão. Os concertos estão marcados para as 21h30. 

Já nos dias 11, 12 e 13 abril, é o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, que recebe o evento. No dia 11, poderá assistir à atuação da banda PAUS (que convida o guitarrista Filho da Mãe), no dia 12 será a vez dos Virgem Suta (que convidam o guitarrista João Alves) e a 13 de abril é Bruno Pernadas, com o saxofonista José Soares, que sobem ao palco. Os concertos têm início às 21h30. 

Em maio, já em Barcarena, é a Fábrica da Pólvora de Barcarena que acolhe os concertos do festival, com espetáculos de João Só com Tiago Nogueira (no dia 17) e Rodrigo Leão com José Peixoto (no dia 18). Em ambas as datas, os concertos acontecem as 22 horas.

O festival segue depois para a Póvoa do Varzim nos dias 17 e 18 de maio. A última cidade a fazer parte do programa é Setúbal, entre 24 e 30 do mesmo mês. Segundo a organização, “os concertos do Soam as Guitarras pretendem promover o diálogo entre músicos e público e privilegiam primeiras apresentações de novos trabalhos e diferentes conceitos de espetáculo”.

Os bilhetes podem ser comprados online e os preços começam nos 7,50€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos concertos mais aguardados de 2024, em Portugal.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA