cultura

A fadista Sara Correia é a última grande confirmação do festival Jardins do Marquês

A fadista lisboeta vai juntar-se ao cartaz que tem nomes como MIchael Bolton, Maria Bethânia e Joss Stone.
Acontece no início do verão.

O Festival Jardins do Marquês regressa a Oeiras em 2023 para uma terceira edição, depois do sucesso que registou nos dois últimos anos. No calendário, o evento está marcado, como é habitual, para final de junho e início de julho, enquanto promete “sete noites de verão imperdíveis”. Esta segunda-feira, 17 de abril, foi dia de anúncio do último cabeça de cartaz. 

A fadista Sara Correia é, assim, a mais recente confirmação que fecha a lista de protagonistas do festival. Vai subir ao palco a 28 de junho, quarta-feira. A jovem, criada em Marvila, nasceu numa família fadista e desde pequena se habituou a frequentar as melhores casas de fado de Lisboa. Em setembro de 2018, editou o seu álbum de estreia, o homónimo “Sara Correia”. Dois anos depois, em 2020, lançou “Do Coração”, o seu segundo disco de estúdio.

Em 2021 o álbum venceu um dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, na categoria “Melhor Álbum de Fado”. Esse ano fica também marcado pela nomeação da fadista ao mais importante prémio mundial de música, o Grammy Latino. Em palco é acompanhada por uma banda de grandes músicas, que conta com Diogo Clemente na viola, Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Frederico Gato no baixo e Joel Silva na bateria.

Em 2023 lançou o single “Bocas do Mundo”, em dueto com o prodígio do flamenco, igualmente nomeado para um Grammy Latino, Israel Fernández. É com este novo trabalho, revisitando também alguns dos êxitos anteriores, que a vai poder ouvir no festival.

E, pela ligação que a artista criou entre fado e flamenco na nova música, a organização do festival convidou o grupo Flamenco Passion Show para fazer a primeira parte do espetáculo. “Nesta noite o festival celebrará dois géneros musicais que são Património da Humanidade: o fado e o flamenco”, sublinha a Música no Coração, promotora do evento.

A terceira edição do Jardins do Marquês, que acontece na Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, vai decorrer entre 27 de junho e 5 de julho. A organização descreve-o como um festival que oferece “uma experiência de música sofisticada, desenhada para despertar todos os sentidos, num espaço icónico, dirigida a um público que privilegia a qualidade e o conforto e procura novas experiências”.

A 27 de junho sobe ao palco Michael Bolton,  um famoso ícone da música pop na década de 80. Hoje, com 70 anos, continua a fazer digressões internacionais onde não faltam os verdadeiros hinos românticos como “When a Man Loves a Woman” ou “Said I Loved You But I Lied”. Do concerto, o público poderá esperar alguns sucessos do passado, assim como a divulgação do novo álbum de originais, do qual saiu o single “Spark of Light”. A primeira parte do espetáculo estará a cargo dos portugueses The Lucky Duckies.

Os outros nomes já confirmados para a edição deste ano são António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro, que sobem juntos ao palco na noite de 29 de junho, quinta-feira, onde vão cantar clássicos da música brasileira. A 30 de julho pode assistir ao espetáculo da artista brasileira Liniker, cuja primeira parte será assegurada pelo grupo Bala Desejo, com convidados no “Bala Baile Show”, para aquecer o ambiente. No dia 1 de julho, sábado, é a vez da brasileira Maria Bethânia com um espetáculo que irá percorrer a sua carreira.

No domingo, 2 de julho, o cartaz é encabeçado pelos Pink Martini com China Forbes, tendo a primeira parte a cargo d’“As Três da Manhã” da Rádio Renascença, Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques. No dia 5 de julho, quarta-feira, é vez da cantora inglesa Joss Stone encantar o público, com a tour “20 Years of Soul”, que celebra os seus 20 anos de carreira.

Os bilhetes para as datas anunciadas já estão disponíveis. Para ver Sara Correia a 28 de junho, os preços variam entre os 20€ e os 40€ e pode adquiri-los online. No recinto, irá existir também uma área com alguns pontos de restauração e bares. O evento é promovido pela Música no Coração e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA