cultura

“Sensibilidade e bom senso” e outras adaptações para ver este mês em Oeiras

Conheça os filmes, criados a partir de livros, que poderá ver ou rever em fevereiro, no Auditório Municipal César Batalha.
Emma Thompson e Kate Winslet no filme de 1995.

Existem livros com histórias tão boas que acabam por sair das páginas de papel, para ganharem cor, som e movimento nos ecrãs de cinema. A literatura tem, aliás, servido de base ao cinema desde muito cedo e é precisamente esse o tema das sessões que o Auditório Municipal César Batalha, em Oeiras, recebe todas as terças-feiras, ao longo de 2024. 

“Logo nos seus primórdios, em 1899, George Méliès, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm ‘Cinderela’ e a peça ‘King John’ de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de ‘Trilby and Little Billee’, em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário”, refere Frederico Corado, curador do projeto. 

“Da Palavra à Imagem” pretende, assim, percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, de diferentes décadas e correntes, trazendo ao público bons exemplos do que tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos. A iniciativa dá continuidade ao trabalho iniciado pelo cineasta Lauro António, em 2018, e agora assumido pelo seu filho, também ele realizador e encenador. 

Entre romance, thriller e drama, com a presença de grandes nomes como Daniel Day-Lewis, Emma Thompson, Antonio Banderas e Kate Winslet, entre outros, o público vai poder, neste mês de fevereiro, conhecer ou rever obras lançadas entre 1965 e 2011. 

Conheça a programação.

6 de fevereiro

Em nome do pai” (In the name of the father, 1993) realizado por Jim Sheridan, com Daniel Day-Lewis, Emma Thompson e Pete Postlethwaite. Baseado na obra literária “Proved Innocent: The Story of Gerry Conlon of the Guildford Four”, de Gerry Conlon.

13 de fevereiro

A pele onde eu vivo” (La piel que habito, 2011) realizado Pedro Almodovar, com Antonio Banderas, Marisa Paredes e Elena Anaya. Baseado na obra literária “Mygale”, de Thierry Jonquet.

20 de fevereiro

Doutor Jivago” (Doctor Zhivago, 1965) realizado por David Lean, com Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger e Alec Guiness. Baseado na obra literária “Doctor Zhivago”, de Boris Pasternak.

27 de fevereiro

Sensibilidade e bom senso” (Sense and sensibility, 1995) realizado por de Ang Lee, com Emma Thompson, Alan Rickman, Kate Winslet e Hugh Grant. Baseado na obra literária homónima, da escritora britânica Jane Austen.

As sessões decorrem todas as terças-feiras, às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha, que está disponível a partir das 15 horas, no local. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA