cultura

Samuel Úria é o próximo convidado do “Nós, Leitores” em Oeiras

A iniciativa, marcada para dia 9 de novembro no Palácio do Egipto, estará integrada no Festival Passa a Palavra.
O músico tem 44 anos.

Uma das iniciativas das Bibliotecas Municipais de Oeiras que tem conquistado cada vez mais destaque e sucesso junto dos oeirenses é o “Nós, Leitores” que, mensalmente, recebe uma figura pública para falar sobre livros, permitindo ao público oeirense conhecer a faceta das mesmas enquanto leitoras. São muitas as que já aceitaram o desafio e esta quinta-feira, 9 de novembro, há mais uma que fará parte da lista. 

Falamos do músico português Samuel Úria, o próximo convidado deste evento literário, onde será desafiado a falar sobre alguns dos livros que mais prazer lhe deram a ler, dos que está a ler neste momento e contar qual o livro cuja leitura está a adiar indefinidamente. À conversa poderá acrescentar também sugestões literárias e outros temas relacionados com literatura. É uma forma de conhecer o artista, para além da música. 

“Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Samuel Úria leva para os palcos o blues do Delta do Dão. Com uma proveniência marcada pelo punk, pelo rock’n’roll e pela estética low-fi, Samuel Úria tem ganho notoriedade desde 2008, contando com quatro LP e dois EP na sua discografia, o último, ‘Canções do Pós-Guerra_solo’, lançado em 2021”, refere a organização, sobre o músico. 

A sessão está marcada para as 19 horas mas, desta vez, vai acontecer fora das bibliotecas municipais. Será o Palácio do Egipto, em Oeiras, a receber o evento, já que o mesmo estará, desta vez, integrado no Festival Passa a Palavra, que vai decorrer entre os dias 8 e 12 deste mês, em vários espaços do centro histórico de Oeiras. 

Este ano, o festival decidiu acolher na sua programação algumas das iniciativas regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras, om o objetivo de destacar e celebrar o trabalho de promoção do livro e da leitura que estes espaços têm vindo a desenvolver. Além do “Nós, Leitores”, irá integrar a iniciativa “Todos os Livros”, que recebe José Rodrigues dos Santos, no dia 8 de novembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Samuel Úria estará à conversa com o jornalista Tito Couto que, entre outras atividades, dinamiza há 12 anos o programa “Conta-me histórias”, onde já entrevistou dezenas de músicos portugueses, em mais de três centenas de espetáculos. A atividade é gratuita, mas está sujeita à capacidade da sala, por ordem de chegada. Se não conseguir ir até lá, não se preocupe, pois o evento terá transmissão em direto na página de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais.

Se é um book lover assumido e sente falta de ter com quem partilhar os livros que vai lendo, a solução pode estar em fazer parte de um clube literário. As Bibliotecas Municipais de Oeiras criaram o grupo de leitores a pensar nesses casos, com vários encontros mensais. Leia este artigo para saber quando se realizam os de novembro e carregue na galeria para conhecer as obras escolhidas para este mês. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA