“After: Depois de Tudo” é a continuação de uma saga que arrancou em 2019 e que conta já com quatro filmes produzidos. O drama romântico, inspirado nos livros de Anna Todd, centra-se novamente no tumultuoso, e aparentemente interminável, relacionamento entre Tessa e Hardin.
Apesar das expectativas de que o drama pudesse chegar ao fim em “After Ever Happy”, lançado precisamente há um ano, os fãs foram surpreendidos com a revelação de que Hero Fiennes Tiffin, o protagonista, iria regressar para mais um capítulo. O trailer, lançado em maio, deixa antever uma montanha-russa emocional que, agora, sim, deverá encerrar a jornada de Tessa e Hardin. “After: Depois de Tudo” estreou esta quinta-feira, 14 de setembro.
Há, desde logo, um destaque neste novo capítulo que importa aos portugueses: algumas das cenas foram gravadas em Lisboa, o que prova que a capital está, definitivamente, no roteiro das produções cinematográficas. Mas há mais representatividade lusa neste filme: a atriz Laura Dutra faz parte do elenco, onde interpreta Paloma, uma hospedeira de bordo que se cruza com o protagonista numa das viagens de avião rumo à capital.
O filme, novamente realizado por Castille Landon, que repete a presença dos dois últimos capítulos, acompanha Hardin Scott em pleno bloqueio criativo. O escritor não consegue colocar palavras nas páginas do seu segundo livro e acaba por mergulhar no álcool. A alternativa? Viajar para Lisboa para visitar a antiga paixão Nathalie (Mimi Keene), com quem espera aprender uma lição para, finalmente, poder recuperar Tessa (Josephine Langford).
Os fãs da série “Sex Education” da Netflix vão reencontrar rosto muito familiar. Mimi Keene assume o papel de Natalie. Já Benjamin Mascolo interpreta Sebastian neste novo filme. Além de Langford e Tiffin, que regressam aos seus papéis, “After: Depois de Tudo” conta com o regresso de caras familiares da saga: Louise Lombard volta a ser Trish Daniels, a mãe de Hardin. Apesar de estar fisicamente distante do filho, o amor de permanece inabalável. Stephen Moyer regressa como Christian Vance, chefe de Tessa na Vance Publishing, que acabaria por ser revelado como o pai de Hardin no terceiro filme.
Não se pode dizer que esta adaptação cinematográfica tenha propriamente caído nas graças dos críticos. Se o primeiro filme aterrou com uns pouco simpáticos 18 por cento no agregador de críticas Rotten Tomatoes, o cenário só piorou com as sequelas. 12 por cento foi o que conquistou o segundo filme, com o terceiro e quarto capítulos a ficarem-se por um redondo zero. Ainda assim, a saga parece continuar a oferecer uma receita de bilheteira suficiente para convencer o estúdio a investir em mais sequelas.