cultura

Push it online: o espetáculo de dança que questiona a nossa presença no mundo digital

A Sublime Dance Company traz a Oeiras uma reflexão sobre a vivência online. A exibição acontece este sábado, 30 de setembro.
Imagem: Facebook Sublime Dance Company

A companhia de dança, Sublime Dance Company, sobe ao palco do Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, para motivar o público a refletir sobre a nossa presença no mundo digital e de que forma impacta a nossa identidade. O espetáculo terá uma exibição única no serão deste sábado, 30 de setembro. 

“Um propósito, um objetivo, o que nos une a este mundo que está constantemente ligado? Será a nossa identidade tão volátil quanto um ‘estado’ num perfil online? Que necessidade é esta de nos definirmos aos olhos de um mundo em constante movimento? Que riscos corremos em definir objetivos a partir de coisas fugazes, que mudam de rumo de um segundo para o outro? Somos necessários como indivíduos? Ou seremos dispensáveis?”, pode ler-se na sinopse.

Com produção da Sublime Dance Company, o espetáculo conta com texto e coreografia de Diana Seabra, que também faz parte da direção artística, a par com Olsi Gjeci. Com vozes de Claudia Velhas e João Madureira, o show conta com um elenco de intérpretes como Diana Seabra, Eron Pimenta, Sancha Fonseca e Miguel Santos. 

Classificado para maiores de seis anos, o espetáculo “irá, com certeza, falar mais diretamente para um grupo jovem adulto, que se questiona em relação a crises de identidade baralhadas pelas vivências online. E que é uma das questões mais antigas da humanidade. O que é que importa afinal?”, refere a companhia. 

“Push it online” está, atualmente, em digressão nacional e internacional. A companhia já passou por Paris, Rio de Janeiro, Lisboa e Madeira. Em breve, vai levar a peça até Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A Sublime Dance Company foi criada em 2010, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, por Olsi Gjeci. Mudou-se para Portugal em 2014, formalizando-se como associação sem fins lucrativos. Desde o seu nascimento que a companhia já criou mais de 17 peças coreográficas, seis dancefilms e desenvolveu mais de 50 workshops, tanto a nível nacional como internacional.

Uma das finalidades da Sublime é criar oportunidades de educação profissional da dança através de estágios, aulas regulares, workshops, residências artísticas, projetos de dança inclusiva para pessoas com deficiência e dança terapêutica.

“Push it online”, espetáculo que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, está marcado para as 21h30. Os bilhetes custam 7,50€ para a plateia e 6€ para o balcão. Para comprar ou reservar o seu, ligue para o número 214 408 547 ou envie email para o maria.gil@nulloeiras.pt.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA