Scones, chá, bolos caseiros e chocolate quente são alguns dos produtos que está à espera de encontrar quando vai até ao Chá da Barra, localizado no centro histórico de Oeiras. Mas, neste momento, quem passar por lá para tomar o pequeno-almoço, um café ou lanchar, vai poder conhecer também uma exposição com um toque oriental.
Pela sintonia com a tranquilidade do próprio espaço, no centro cultural Palácio do Egipto, pelo conceito e expressão visual que fazem parte da mostra, não é de estranhar que a artista responsável tenha escolhido este local como cenário.
Falamos de Milla Chang, que se assume uma portuguesa nascida em Taiwan. A artista escolheu seguir a sua paixão pela arte, ainda que a formação tenha sido na área de nutrição. Esta exposição individual de pinturas zen foi inaugurada neste mês de março e estará naquele espaço até final de abril, “podendo prolongar-se”, afirma a artista.
Ao todo, são cerca de duas dezenas de pinturas feitas com tinta-da-china sobre papel de arroz natural, “utilizando a técnica e estilo minimalista ‘sumie’ onde impera a pureza, a simplicidade e a harmonia”, afirma Chang à New in Oeiras.
Para Milla, trabalhar com este material é um desafio constante. “Cada traço é executado de forma rápida, simples e irretocável e fica marcado no papel de arroz sem qualquer possibilidade de ser apagado ou corrigido”, conta. A artista serve-se do seu background na prática da caligrafia tradicional chinesa para a execução deste estilo minimalista, com traços muito delicados, que deixam sobressair as suas origens e inspiração oriental.