cultura

Peça de teatro baseada em obra de Garcia Lorca estreia em Oeiras

"A Casa de Bernarda Alba" vai estar no Auditório Municipal Eunice Muñoz até dezembro.
A peça estreia esta quarta-feira.

Esta quarta-feira, 6 de novembro, o Auditório Municipal Eunice Muñoz recebe a peça de teatro “A Casa de Bernarda Alba”, baseada numa das obras mais emblemáticas de Garcia Lorca. A tragédia estará em cena até 21 de dezembro.

Filomena Gonçalves, Estrela Novais, Isabel Leitão, Ana Catarina Afonso, Catarina Mago, Diana Marquês Guerra, Helena Veloso, Rita Cleto e Sara Gonçalves fazem parte elenco da peça dirigida por Celso Cleto. Tem sessões de quarta-feira a sábado, às 21h30 e ao domingo às 16 horas.

Uma das obras mais emblemáticas de Garcia Lorca, esta “tragédia” foi a sua última obra de teatro, escrita cerca de dois meses antes do seu fuzilamento. Ela está integrada numa trilogia de obras com Yerma e Bodas de Sangue.

“A Casa de Bernarda” é baseada nas memórias de infância do poeta e escritor, quando este viveu em casa do pai, na pequena aldeia Fuente Vaqueros perto de Granada, Espanha. Esta é uma obra onde o retrato social e político da época está presente.

Bernarda Alba é uma viúva e mãe de cinco filhas. Vive fechada em casa num profundo luto, tentando  defendê-las de tudo e de todos, incutindo-lhes as regras e os valores que aprendera em casa do pai e do avô. Aqui adivinha-se uma tragédia, onde o radicalismo religioso adensa toda a história. Os bilhetes custam 12,50€.

Garcia Lorca terminou de escrever a obra a 19 de junho de 1936, mas a peça só foi representada pela primeira vez na cidade de Buenos Aires, Argentina, em 1945. O poeta foi fuzilado a 18 de agosto de 1936, em Granada, pelas forças policiais franquistas.

tags: A Casa de Bernarda Alba, auditório municipal eunice muñoz, Garcia Lorca, oeiras, teatro, tragédia