O nome talvez não lhe seja estranho, já que não é a primeira vez que esta peça infantil sobe ao palco em Oeiras. “Diário de Pilar na Grécia” é um verdadeiro fenómeno e, se não conseguiu levar os miúdos a assistir no ano passado, tem agora uma nova oportunidade, pois o espetáculo está de regresso ao Teatro Independente de Oeiras (TIO) para uma segunda temporada.
Vai poder conhecer a história de Pilar, uma menina esperta e bem-humorada, que mora com a mãe e com o avô Pedro (nunca conheceu o pai porque este desapareceu misteriosamente antes dela nascer). Um dia o avô parte para uma viagem rumo à Grécia e pequena resolve viajar também, até receber a notícia de que ele já não voltará de lá.
“Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado pelo avô: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Juntamente com o seu gato Samba e o seu grande amigo Breno, Pilar embarca numa aventura em busca do seu avô e descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis”, podemos ler na sinopse da peça.
Baseado no livro de Flávia Lins e Silva, que vendeu mais de 200 mil cópias pelo mundo e passou a ser recomendado em diversas escolas do Brasil, o espetáculo é protagonizado por Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, atores brasileiros responsáveis pela adaptação da obra para teatro. Do elenco fazem ainda parte Sara Teixeira, Lucas Lins e Silva, Gonçalo Lima, Diana Herzog, Debbie Monteiro, Mariana Goldani Rosa e Marco Miranda, e a encenação é de Symone Strobel.

Quando a peça esteve em cena no TIO, no início de 2022, a New in Oeiras falou com a atriz Miriam Freeland, que ao longo da carreira interpretou diversos papéis na TV Globo e não só. Segundo Miriam, tudo começou quando, numa viagem familiar, precisava de um livro para que a sua filha se mantivesse entretida. Foi aí que conheceu a obra de Flávia Lins e Silva e ficou encantada. Acabou por propor ao marido, o também ator Roberto Bomtempo, transformá-la numa peça infantil. O resultado foram várias temporadas esgotadas.
A peça fez um enorme sucesso não só entre o público, como também entre os críticos da área, já que recebeu os prémios de Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) e de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator do Botequim Cultural, num total de 15 indicações ao longo da sua trajetória nos palcos. Em Portugal ficou no top 5 da Awards Pumpkin 2022.
“Percebemos que conseguíamos encantar também os pais e que eles ficavam tocados com o espetáculo. O meu foco sempre foi atrair os adultos e tivemos essa resposta positiva”, contou Miriam. “Se tivesse de convencer os oeirenses a ver a peça, diria que com certeza é um projeto feito com muito amor e afeto e que o espetáculo é para toda a família (mesmo)”, defende a atriz.
“Diário de Pilar na Grécia”, classificada para maiores de três anos, estará em cena a partir deste sábado, 4 de março, até 30 de abril, aos sábados e domingos, às 15h30, no Teatro Independente de Oeiras. Os bilhetes custam entre 8€ e 10€ e pode adquiri-los online.
