cultura

Patrícia Reis escreveu uma das biografias do ano e vem falar sobre a obra a Oeiras

A escritora é a convidada da próxima sessão do Café com Letras, marcado para terça-feira, 24 de setembro. A entrada é livre.
Imagem: Município de Oeiras

Em março deste ano, chegou às livrarias aquela que é considerada uma das biografias do ano. “A Desobediente” centra-se na vida e obra de Maria Teresa Horta, uma das d’As Três Marias, autoras das famosas “Novas Cartas Portuguesas”. Em 424 páginas, ficamos a conhecer melhor o percurso da mulher, da escritora e poetisa, da feminista e ativista política no pré e no pós-25 de Abril. No entanto, isto não seria possível sem o talento de outra escritora e jornalista que, após muita pesquisa, ofereceu este presente aos leitores.

Falamos de Patrícia Reis, que será a próxima convidada do Café com Letras, na próxima terça-feira, 24 de setembro, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Oeiras. A escritora terá uma conversa informal com o anfitrião José Mário Silva, para discutir a sua obra literária e o seu percurso no mundo da escrita, num evento aberto a todos. 

Antes de iniciar o desafio de assinar a biografia de Maria Teresa Horta (iniciada em 2019), Patrícia Reis escreveu também biografias de Vasco Santana, Maria Antónia Palla e Simone de Oliveira. “Da Meia-Noite às Seis” (2021) é o seu mais recente romance, mas no currículo conta também com várias obras de ficção.

“Cruz das Almas” foi a primeira novela, lançada em 2004, a que se seguiram quase uma dezena de romances. Destacam-se “Morder-Te o Coração” (2007), que integrou a lista de 50 livros finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura e “O que nos separa dos outros por causa de um copo de whisky” (2014), que ganhou, por unanimidade, o Prémio Nacional de Literatura da Fundação Lions.

Escreveu também “Gramática do Medo” (2016), a quatro mãos com Maria Manuel Viana, e é autora de obras de cariz biográfico e de livros infanto-juvenis, entre os quais a colecção “Diário do Micas”, que tem o selo do Plano Nacional de Leitura.

Já no percurso jornalístico, Patrícia passou por diferentes publicações. Começou a sua carreira como jornalista, em 1988, no semanário “O Independente”, passou pela revista “Sábado” e estagiou na revista norte-americana “Time”. Esteve também no “Expresso”, na revista “Marie Claire”, na “Elle” e nos projetos especiais do “Público”. Desde 2000 que assume a edição da revista “Egoísta” e, atualmente, é coapresentadora do podcast “Um Género de Conversa”. 

Patrícia Reis tem participado em diferentes iniciativas em Oeiras, desde “Ler Olhos nos Olhos” promovida pela rede de Bibliotecas de Oeiras, até ao “Nómadas do Pensamento”. Regressa agora para o Café com Letras, que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.

A sessão tem entrada livre. Caso não consiga ir até lá, poderá acompanhar tudo online, através da página de Facebook do Município de Oeiras, onde a conversa será transmitida em direto. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA