cultura

Passa a Palavra está de volta a Oeiras com histórias narradas, oficinas e espetáculos

O festival vai decorrer em vários espaços do concelho, entre os dias 7 e 13 de novembro. A entrada é livre.
Imagem: Passa a Palavra

Novembro está quase a chegar e com ele vem também um evento que já é um marco na vida cultural de Oeiras. A quinta edição do festival “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar” vai realizar-se de 7 a 13 de novembro, segunda-feira a domingo, sob o tema “São Martinho”. O objetivo é envolver miúdos e adultos no encantamento e no poder das histórias contadas e escutadas. 

A “palavra” ganha um lugar de destaque ao longo de uma semana, onde será narrada, lida, escutada e sentida das mais diversas formas. A programação está recheada de atividades para todas as idades e vários tipos de público, desde os mais novos à população sénior. Estão marcadas 31 sessões de contos, em português, inglês e espanhol, com 18 narradores nacionais e estrangeiros, 19 oficinas, dez conversas com profissionais, oito espetáculos e, pela primeira vez, duas residências artísticas. O difícil é escolher a quais assistir ou participar. 

Segundo a organização, o Passa a Palavra oferece “um espaço de partilha e (re)conexão em torno de uma das mais ancestrais ocupações humanas: o ato de contar e escutar histórias. Como outrora em volta da fogueira, esta festa convoca à presença, à escuta e ao desfrute, trazendo vozes privilegiadas da narração oral, nacional e internacional que, juntamente com ilustradores, escritores e músicos, partilharão a sua mestria”.

O festival acontece em vários locais do concelho, como o centro histórico de Oeiras, as Bibliotecas Municipais do concelho, o Palácio do Egipto, o Mercado Municipal de Oeiras e até mesmo a Capela de Santo Amaro de Oeiras. A ideia é levar estas atividades ao público escolar e sénior do concelho, envolvendo escolas e centros de dia, além de ruas e espaços culturais. 

A programação do Passa a Palavra irá integrar também, neste período, duas das atividades regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras como o “Café com Letras” e o “Nós Leitores”, destacando e homenageando o trabalho de promoção do livro e da leitura que estas iniciativas realizam ao longo de todo o ano. E haverá, pela primeira vez, uma prévia do festival no dia 3 de novembro, quinta-feira, no Café com Letras com a escritora Lídia Jorge, que irá decorrer na Biblioteca Municipal de Oeiras, às 21h30.

“Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”, que este ano tem o São Martinho como pano de fundo, é um projeto do Município de Oeiras organizado pela Contabandistas de Estórias — Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl. Segundo a organização, o evento reflete o compromisso destas entidades em afirmar Oeiras no panorama internacional da narração oral e contribuir assim para as dinâmicas culturais do concelho e do País.

Neste que é um dos maiores, mais abrangentes e diversificados festivais portugueses dedicados à narração oral, estarão presentes alguns narradores estrangeiros como Virginia Imaz, Clare Murphy, Jose Luis Gutiérrez e Diego Magdaleno, que marcarão presença em Oeiras, acompanhando os mais destacados nomes da narração nacional. Lado a lado com os narradores, integram o programa profissionais reconhecidos da mediação leitora, poesia, ilustração, escrita, edição, música, marionetas, teatro e artes de rua.

João Vaz de Carvalho assina a ilustração que dá imagem ao festival.

Tome nota da programação diária, das atividades e dos locais que farão parte desta edição do “Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”.

3 de novembro (quinta-feira)

21h30 —  “Café com Letras” com Lídia Jorge, seguido da apresentação do festival na Biblioteca Municipal de Oeiras. Com participação presencial e emissão online em direto. 

7 de novembro (segunda-feira) 

Sessões de contos e oficinas para grupos escolares e público sénior

10 horas — “Corpo que fala”, oficina de expressão artística com Margarida Mestre na Biblioteca Municipal de Oeiras, para uma turma de 3.º ciclo ou secundário.

10 horas — Sessão de contos com António Fontinha, na Biblioteca Municipal de Oeiras, para grupos escolares do 1.º ciclo.

10 horas — Sessão de contos com Antonella Gilardi, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, para grupos escolares do 2.º ou 3.º ciclo.

10 horas — Oficina de leitura com Maurício Leite, na Biblioteca Municipal de Algés, com grupos escolares do 1.º ciclo.

14 horas — “Corpo que fala”, oficina de expressão artística com Margarida Mestre, na Biblioteca Municipal de Oeiras, para uma turma de 3.º ciclo ou secundário.

14h30 — Sessão de contos com António Fontinha, no Lar de São Romão, em Carnaxide, para um público sénior.

8 de novembro (terça-feira) 

Sessões de contos e oficinas para grupos escolares e público sénior

10 horas — Oficina de ilustração com mediação artística com Miguel Horta, na Livraria-Galeria Municipal Verney, para uma turma de 1.º ciclo.

10 horas — Sessão de contos com Bru Junça, na Biblioteca Municipal de Algés, para duas turmas de pré-escolar.

10 horas — Oficina de leitura com Maurício Leite | Biblioteca Municipal de Carnaxide | 1 turma de 1.º ciclo.

14h30 — Sessão de contos com Bru Junça | Centro de dia de Algés | Público sénior.

Ofícios da Palavra

18 às 21 horas — Formação com Virgínia Imaz (narradora residente), na Livraria-Galeria Municipal Verney, para público especializado.

21h30 — “Café com Letras” com Richard Zimler na Biblioteca Municipal de Algés. Com participação presencial e emissão online em direto. 

9 de novembro (quarta-feira)

Sessões de contos e oficinas para grupos escolares e público sénior

10 horas — Sessão de contos com Joaninha Duarte na Biblioteca Municipal de Carnaxide, para duas turmas de 1.º ciclo.

10 horas — Sessão de contos em espanhol com Virgínia Imaz, no Palácio do Egipto, para duas turmas de 3.º ciclo ou secundário. Com participação presencial e emissão online em direto.

10 horas — Sessão de contos com António Fontinha na Livraria-Galeria Municipal Verney, para duas turmas de 2.º ou 3.º ciclo.

10 horas — Oficina de leitura com Maurício Leite na Biblioteca Municipal de Oeiras, para uma turma de 1.º ciclo.

14 horas — Sessão de contos com António Fontinha na Livraria-Galeria Municipal Verney, para duas turmas de 1.º ciclo.

15 horas — Sessão de contos com Joaninha Duarte no Centro de dia de Porto Salvo, para um público sénior.

Ofícios da Palavra

18 às 21 horas — Formação com Virgínia Imaz (narradora residente), na Livraria-Galeria Municipal Verney, para público especializado.

18 horas — “Chá das Seis” com Luís Mendonça de Carvalho: conversa com e sobre chás, no Chá da Barra Villa, em Oeiras, para público em geral.

21h30 — “Café com Letras” com  João Pinto Coelho, na Livraria-Galeria Municipal Verney. Com participação presencial e emissão online em direto.

10 de novembro (quinta-feira)

Sessões de contos e oficinas para grupos escolares e público sénior

10 horas — Sessão de contos em inglês com Sofia Maul, no Palácio do Egipto, para duas turmas de 3.º ciclo ou secundário. Com participação presencial e emissão online em direto.

10 horas — Sessão de poesia com Paulo Condessa, na Livraria-Galeria Municipal Verney, para duas turmas de  3.º ciclo ou secundário.

14h30 — Sessão de contos com Sofia Maul, no Centro de Dia de Oeiras, para um público sénior.

Ofícios da Palavra

19h30 — “Como pão para a boca”: poesia e contos com Paulo Condessa e narradores do festival , num Jantar Narrado no Chá da Barra Villa, em Oeiras, para público em geral, sujeito a inscrição prévia.

21h30 — “Nós Leitores” com Ana Galvão no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

Ofícios da Palavra — Noite de abertura no Palácio do Egipto

22h30 — Contos com Virgínia Imaz. Com participação presencial e emissão online em direto.

11 de novembro (sexta-feira)

Sessões de contos para grupos escolares

10 horas — Sessão de contos em espanhol com Diego Magdaleno, no Palácio do Egipto, para duas turmas de 3.º ciclo ou secundário. Com participação presencial e emissão online em direto.

10 horas — Sessão de contos com Rodolfo Castro, na Livraria-Galeria Municipal Verney, para duas turmas de 3.º ciclo ou secundário.

Palavreando na Vila | Largo 5 de Outubro

11 horas — Sessão de contos com Matia Losego.

16 horas — “Contos e Cantorias” com José Craveiro, Celina da Piedade e Ana Santos.

17 horas — “Agostinho e Felicidade”, teatro de rua e formas animadas com Boca de Cão. 

18 horas — Bailinho com Celina da Piedade e Ana Santos, dinamizado por Leónia Oliveira.

19h30 — Coro de leitura em voz alta com Andante (apresentação da residência).

20 horas — Bailinho com Celina da Piedade e Ana Santos, dinamizado por Leónia Oliveira.

21 horas — Arruada com Orquestra Foles de Lisboa.

Ouvir juntos no Palácio do Egipto

22 horas — Contos com Diego Magdaleno, para público em geral. Com participação presencial e emissão online em direto.

12 de novembro (sábado)

Em permanência no Mercado Municipal de Oeiras

10 às 20 horas — Mercadinho dos Ofícios do Livro. 

10 às 19 horas — Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Palavreando na Vila

11 horas — José Craveiro e Alexandra Fernandes desvendam as histórias da Capela de Santo Amaro para público em geral.

11h30 —  Música com Rini & Bastolini.

12 horas — “Toque de caixa – um concerto hilariante” — teatro de rua e formas animadas com Boca de Cão.

Palavreando no Mercado

11 horas — Miguel Horta e Renata Bueno desenham no Mercado.

11 horas — “Conversa à roda dos meus livros” com Marco Taylor, na sala de vidro.

12 horas — “Ilustração”: conversa com Teresa Cortez, na sala de vidro. 

15 horas — Apresentação do livro “Bendito e louvado, conto contado” com Benita Prieto, Sofia Paulino e Paulo Correia, na sala de vidro. 

16 horas — Apresentação do livro “Gilgamesh” com Rodolfo Castro e Editora BOCA, na sala de vidro. 

17 horas — “Tempo, Memória, Esquecimento” : conversa com Paula Delecave sobre o livro “O avô tem uma borracha na cabeça”, mediada por Paula Cusati, na sala de vidro. 

18 horas — “Narração e comunidade”: conversa com Jose Luis Gutiérrez (Guti) e Diego Magdaleno, mediada por Cristina Taquelim, na sala de vidro.

Descobrir juntos — Oficinas de expressão artística

11 horas — “Personagens de memórias”, oficina de expressão artística com Paula Delecave, no Mercado Municipal de Oeiras.

11 horas — “Da leitura da ilustração ao desenho do texto”, oficina de expressão artística com Sofia Paulino (Contadeiras de Histórias), no Mercado Municipal de Oeiras.

15 horas — “Desenhos com Círculos”, oficina permanente com Renata Bueno, no Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras. 

15 horas — Oficina “Caça Texturas” com Miguel Horta, no Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras. 

15 horas — “Personagens de memórias”, oficina de expressão artística com Paula Delecave, no Mercado Municipal de Oeiras.

15 horas — “Vamos fazer um livro?”, oficina de expressão artística com Marco Taylor, no Mercado Municipal de Oeiras.

Ouvir juntos 

10h30 — “Ninho”, atividade para público em geral com Partículas Elementares, no Palácio do Egipto.

10h30 — “A grande Viagem do Pequeno Mi”, espetáculo para famílias e miúdos com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, no Mercado Municipal de Oeiras (piso térreo).

11 horas — “Dois dos Montes”, sessão de contos com Estefania Surreira e Vitor Fernandes, na Livraria-Galeria Municipal Verney. 

11h30 — “Ninho”, atividade para público em geral com Partículas Elementares, no Palácio do Egipto. 

12 horas — Sessão de contos com Matia Losego, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

15 horas — Sessão de contos em cordel com Depois das Cinco, no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

16 horas — “A grande Viagem do Pequeno Mi”, espetáculo para famílias e miúdos com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, no Mercado Municipal de Oeiras (piso térreo).

17 horas — Sessão de contos com Clare Murphy, Sofia Maul e Sandra Bragança (intérprete de LGP), no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

18 horas — Dois dos Montes: sessão de contos com Estefania Surreira, Vítor Fernandes e Sandra Bragança (intérprete de LGP), no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

Ouvir juntos no Palácio do Egipto

21h30 — Jose Luis Gutiérrez (Guti). Com participação presencial e emissão online em direto.

22h30 — Clare Murphy. Com participação presencial e emissão online em direto.

13 de novembro (domingo)

Em permanência no Mercado Municipal de Oeiras

10 às 18 horas — Mercadinho de Ofícios do Livro.

10 às 18 horas — Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras. 

Palavreando na Vila

11 horas — Sessão de contos com Narradores da Bolsa de Contadores da Biblioteca Municipal de Oeiras. 

12 horas — “Contentíssimo”, espetáculo de rua com Quint’oficina.

15 horas — Música com Rini & Bastolini. 

16 horas — “Contentíssimo”, espetáculo de rua com Quint’oficina. 

17 horas — “Viajeiros” – espetáculo de dança e narração com Sofia Moniz e Alex Lima.

Palavreando no Mercado

11 horas — Conversa e oficina com João Fazenda, mediada por Paula Cusati, na sala de vidro (a confirmar).

12 horas — Conversa sobre Ana Luísa Amaral  com Ana Paula Faria e Inês Araújo, na Sala de vidro.

15 às 17 horas — “Jogos narrativos” com Antonella Gilardi, no Espaço Bibliotecas Municipais de Oeiras.

16 horas — “Entre Álbuns, entre Editoras”: Barca do Inferno conversa com Bruaá, mediada por Paula Cusati, na Sala de vidro. 

16 horas — “Poesia a la Carte” com Andante Associação Artística.

17 horas — Conversa sobre o livro “Tratado do Silêncio” com Marina Palácio, mediada por Paula Cusati, na Sala de vidro.

Descobrir juntos – Oficinas de expressão artística

11 horas — “Oficina das árvores e dos avós”, oficina de expressão artística com Marina Palácio, no Mercado Municipal de Oeiras.

11 horas — “O meu reino por uma nuvem”, oficina de expressão artística com Renata Bueno, no Mercado Municipal de Oeiras.

15 horas — “Oficina das árvores e dos avós”, oficina de expressão artística com Marina Palácio, no Mercado Municipal de Oeiras.

15 horas — “O meu reino por uma nuvem”, oficina de expressão artística com Renata Bueno, no Mercado Municipal de Oeiras.

Ouvir juntos

10h30 — “A cor do Limão”, espetáculo para pais e bebés com Andante Associação Artística, no Palácio do Egipto. 

11h30 — Sessão de contos com Sofia Moniz, na Livraria-Galeria Municipal Verney.

11h30 — “A cor do Limão”, espetáculo para pais e bebés com Andante Associação Artística, no Palácio do Egipto. 

12 horas — Sessão de contos com Miguel Gouveia, na Livraria-Galeria Municipal Verney. 

15 horas — Sessão de contos com Sofia Moniz, no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

16 horas — Sessão de contos com Diego Magdaleno, no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

17 horas — Sessão de contos com Rodolfo Castro, no Palácio do Egipto. Com participação presencial e emissão online em direto.

Encerramento 

18 horas — “Vamos lá saindo”, bailinho de encerramento, no Palácio do Egipto. 

Pode assistir aos eventos com emissão online em direto na página de Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras, na página de Facebook do festival Passa a Palavra e também no canal de YouTube do mesmo. Siga também a página de Instagram do festival para ficar a par de todas as novidades.

A última edição contou com três mil participantes e cerca de 17 mil visualizações das transmissões em streaming. Não deixe de participar no festival deste ano, junte os amigos, a família, leve os miúdos e faça com que a tradição da narração oral das histórias se mantenha viva para todos. 

A participação no festival é gratuita, à exceção do Jantar Narrado. Para mais informações, envie um email para festivalpassapalavra@nullgmail.com ou ligue para os números: 919 101 938; 918 874 363 e 969 912 982.

Marque na agenda.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA