A iniciativa mensal “Filminhos Infantis à Solta pelo País” regressa a Carnaxide já este domingo, 19 de novembro. Com início marcado para as 11 horas, a sessão conta com seis curtas-metragens de animação, com uma duração aproximada de 55 minutos, no total.
Caso tenha filhos, sobrinhos, netos ou afilhados com idade superior a quatro anos, leve-os ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho para descobrir as histórias, recheadas de personagens e aventuras que vão não só entretê-los, como também transmitir bonitas mensagens, já que todos os filmes incluem conteúdos pedagógicos.
A sessão começa com a história de uma raposa solitária, que improvisa a paternidade de um filhote recém-nascido. “Dois caminhos se cruzam e uma família é formada, até que o destino nos lembra que cada vida tem o seu próprio caminho”, revela a sinopse de “A raposa e o pássaro“, filme de 2019, com 12 minutos. Realizado por Samuel Guillaume e Frédéric Guillaume é uma coprodução entre Suíça e Bélgica.
Segue-se “Agarrados ao telemóvel“, de 2015, com três minutos. A curta-metragem chinesa, de Chenglin Xie, alerta para o facto de as pessoas passarem a vida agarradas aos smartphones, estando “gradualmente a alienarem-se da vida normal e das pessoas mais próximas”. Com um estilo satírico e humorístico, neste filme é retratada a situação social atual e aberta uma porta de acesso à introspeção.
Da Holanda chega um filme que conta a história de uma menina que aprende a andar de bicicleta com o seu avô e “que descobre que é onde a estrada termina que começa a verdadeira aventura”. Sophie Olga de Jong e Sytske Kok são os responsáveis por “Aprendo a andar de bicicleta” de 2019, com três minutos.
“Paulo contra o dragão” é a curta-metragem holandesa que se segue, criada por Albert ‘t Hooft e Paco Vink, lançada em 2008. Com 24 minutos, o filme centra-se num menino de nove anos a quem é diagnosticado um cancro. O médico explica-lhe que o cancro é como se fosse um dragão no seu corpo, e que precisa ser combatido. “Como um verdadeiro herói, Paulo luta contra o dragão e ganha”, revela a sinopse.
A sessão continua com “Fábulas delirantes 2“, de 2004, realizada por Fabrice Luang Vija. A coprodução entre França e Bélgica, com 10 minutos, pega em três animais da floresta, junta-os e chega, assim, a fábulas divertidas repletas de ação e loucura. São elas: “O porco, o lobo e o elefante”; “A galinha, a raposa e o leão”; e ainda “O porco, a raposa e o elefante”.
Para terminar, em “A nuvem fofinha“, curta-metragem irlandesa, de 2010, conta a história de uma nuvem amorosa que quer ajudar a cidade, mas acaba por incendiá-la, sem querer. O filme de Conor Finnegan tem três minutos.
“Filminhos Infantis à Solta pelo País” é uma iniciativa organizada pela Associação Cultural Zero em Comportamento, desde 2014. Tem levado a sua programação a vários locais do País, tanto em sessões para famílias, como também para escolas. Um dos objetivos é “disponibilizar filmes de grande qualidade artística mas que, ao mesmo tempo, apresentam um conteúdo de significativo valor educativo e que, portanto, são perfeitos para os educadores, pais e professores, abordarem diversas questões fundamentais para o crescimento das crianças e jovens enquanto seres humanos conscientes e críticos do mundo em que vivemos”, pode ler-se no site da organização.
Para garantir o seu lugar e da sua família, o ideal é fazer uma reserva online. O preço dos bilhetes com reserva e pagamento até ao dia da sessão é de 3€. O valor aumenta para 3,50€ no caso de bilhetes sem reserva e pagamento no próprio dia do evento. A abertura das portas faz-se 20 minutos antes do início da sessão, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, que fica no número 3, da Rua Cesário Verde, em Carnaxide.
Já que vai estar em Carnaxide, aproveite para, após a sessão cinematográfica, fazer um passeio em família, ali perto. Pode ir conhecer o novo miradouro no Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha, situado na zona envolvente do reservatório de água, que tem baloiços e ainda um mural de arte urbana dedicado à biodiversidade local. Veja, na galeria, imagens do espaço.