cultura

Os filmes nomeados aos Óscares que pode ver já hoje à noite

Alguns dos títulos estão nas plataformas de streaming, outros estrearam nos cinemas portugueses.
A lista é grande.

Os nomeados para os Óscares de 2023 foram anunciados esta terça-feira, 24 de janeiro. A 95.ª cerimónia dos maiores prémios do cinema está marcada para 13 de março. Como é habitual, vai acontecer no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Jimmy Kimmel voltará a ser o apresentador.

A gala vai ser transmitida na televisão, a partir da estação ABC, e é provável que seja emitida em Portugal. Nos dois anos anteriores, foi a RTP1 o canal que transmitiu em direto a noite dos Óscares. 

Entre os muitos filmes nomeados para esta cerimónia, alguns já estrearam em Portugal — outros ainda vai ter de esperar durante algum tempo para ver. Na lista estão ainda algumas produções originais das plataformas de streaming e outras que estão precisamente neste momento em exibição nas salas de cinema nacionais.

Por exemplo, terá de esperar alguns dias ou semanas para ver nos cinemas filmes como “Aftersun” (26 de janeiro), “Os Espíritos de Inisherin” (2 de fevereiro), “A Baleia” (2 de março) ou “A Voz das Mulheres” (9 de março).

“Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo” já esteve nas salas nacionais e produções como “Tár”, “Império da Luz”, “Causeway”, “To Leslie” ou “Living” não têm ainda data de estreia. 

O filme português “Ice Merchants”, do realizador João González, é a primeira produção nacional a ser nomeada para um Óscar. Está a concorrer na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, mas neste momento não está disponível ao público.

Carregue na galeria para conhecer os filmes nomeados aos Óscares que pode ver já hoje à noite, se quiser.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA