cultura

Oeiras vai receber um musical que pretende ensinar valores de poupança aos miúdos

"Doutor Finanças e a Bata Mágica" vai estar em cena todos os sábados, de 4 de junho a 30 de julho, no Teatro Independente de Oeiras.
Um musical para toda a família.

O TIO — Teatro Independente de Oeiras já nos habituou à variedade de peças que leva a cena desde que foi criado em 1989. Desde aí, muito tem contribuído para enriquecer a vida cultural em Oeiras. E, se falarmos de teatro infantil, este é sem dúvida um dos espaços mais importantes do concelho e que oferece não só momentos lúdicos aos mais novos e às famílias, como também educativos nos temas das peças que traz ao público. 

Este sábado, 4 de junho, vai estrear mais uma produção. O espetáculo “Doutor Finanças e a Bata Mágica” é um musical para toda a família e estará em cena entre 4 de junho e 30 de julho. As sessões acontecem aos sábados de manhã, às 11 horas.

A 77.ª produção do TIO é da autoria de Pedro Almeida Ribeiro e pretende fazer os mais novos refletir sobre um tema que, às vezes, nem os adultos percebem bem. Classificada para maiores de seis anos, a peça pretende chamar a atenção para a importância da poupança e transmitir valores de literacia financeira aos miúdos. 

Na sinopse podemos ler: “Foi numa bela tarde de primavera que os irmãos Miguel e João foram ver o magnífico circo da Aldeia da Prosperidade. Mas algo de inesperado aconteceu no espetáculo do Palhaço Altamente, que colocou os irmãos numa verdadeira aventura. Para conseguirem cumprir a sua missão com sucesso, vão ter de aprender a poupar. Não vão estar sozinhos nesta aventura. Vão contar com a ajuda de uma bata mágica e de um bichinho especial que nela vive”.

Uma história cheia de mistério e magia, que pretende que cada miúdo se transforme num verdadeiro Doutor Finanças. O espetáculo foi criado a partir de um desafio, lançado pela empresa Doutor Finanças, para se adaptar teatralmente o livro, editado pela mesma, cujo tema é a literacia financeira para o público mais jovem.

O Doutor Finanças é o protagonista da peça.

“Depois do lançamento do livro ‘Doutor Finanças e a Bata Mágica’, juntámo-nos ao Teatro Independente de Oeiras para dar palco a esta ideia. Que melhor forma para trazer movimento, som, cor e luz a um tema que por vezes nos parece tão cinzento? A brincar, a brincar, vamos ensinar as crianças a poupar”, conta à NiO Rui Bairrada, CEO da Doutor Finanças.

O TIO ganhou o concurso e vai, assim, apresentar a peça a partir do início de junho. “Foi de facto um desafio muito interessante, porque o TIO tem uma vasta e longa experiência em espetáculos para os mais novos, sempre ligados a temas com um carácter transformador de intervenção social e de criação de valor”, afirma Carlos d’ Almeida Ribeiro, diretor do TIO e encenador deste musical. “Nunca baixamos os braços quando se trata de produzir para um público mais novo, pois cremos estar a contribuir para a formação de públicos com hábitos de consumo de arte e a desenvolver o gosto pelo teatro”, remata.

A peça assume particular importância uma vez que tem como valores a poupança, a solidariedade, a educação para o consumo e a literacia financeira. Rui Bairrada, CEO da Doutor Finanças, comenta a importância de ensinar os mais novos nestas questões: “Acreditamos que o conhecimento pode mudar o mundo. E que podemos ter, desde a infância, uma relação informada, equilibrada e saudável com o dinheiro. Por isso, no nosso portal de conteúdos, em doutorfinancas.pt, disponibilizamos artigos, vídeos e jogos para que este tema possa entrar de forma natural nas conversas de família”.

No elenco estão atores com prática internacional, nomeadamente em Nova Iorque e com uma vasta experiência em musicais. Para Carlos d’ Almeida Ribeiro, é um orgulho ter estes profissionais no TIO. “Trabalhar com artistas deste nível não só eleva o meu próprio nível de exigência enquanto trabalho de encenação, mas sobretudo dá-nos a garantia de um trabalho altamente digno, muito profissional e claro, mágico, pelo brilhantismo dos atores”.

Os bilhetes custam entre 7,50€ e 9€ e estão à venda no site da Ticketline, assim como em outros locais habituais e, ainda, na bilheteira do auditório do TIO, aberta em dias de espetáculo uma hora antes do início da sessão.

Leve os miúdos para uma manhã divertida e educativa.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA