cultura

Oeiras tem o maior prémio de poesia da língua portuguesa

Esta iniciativa faz parte da estratégia para candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027.
As inscrições já estão abertas.

O Município criou o Prémio de Poesia Oeiras com 20 mil euros na modalidade de consagração e 5 mil euros na para a revelação. Este é o galardão com o valor monetário mais alto para poesia em língua portuguesa. As candidaturas ao prémio já estão abertas a todos os residentes nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Esta iniciativa vem juntar-se a muitas outras que a Câmara Municipal de Oeiras tem desenvolvido na área cultural. Agora, é a vez da poesia ter um papel de destaque no quadro da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027.

O Prémio Consagração destina-se a autores de língua portuguesa com obras literárias que tenham sido publicadas em Portugal ou nos outros países a CPLP no último ano, ou que estejam em vias de publicação. O Prémio Revelação é para autores da CPLP com obras literárias que sejam inéditas e cuja qualidade literária será avaliada pelo júri do concurso.

As obras têm de ser submetidas até ao dia 23 de outubro e só são admitidas as que forem apresentadas sob anonimato. Os trabalhos devem ser enviados em formato digital para a Divisão de Cultura do Município de Oeiras para o email premiopoesiaoeiras@nullcm-oeiras.pt, com o assunto: “Candidatura ao Concurso do Prémio Revelação de Poesia de Oeiras”.

O Prémio de Consagração e o Prémio de Revelação serão revelados em dezembro. A cerimónia de atribuição acontece a 21 de março de 2021 — Dia Mundial da Poesia.

tags: Câmara Municipal de Oeiras, literatura, oeiras, poesia, Prémio de Poesia Oeiras

outros artigos de cultura

mais histórias de Oeiras