Nos últimos meses, desde que começou a guerra na Ucrânia, muitos portugueses tentaram de alguma forma ajudar, fazendo doações de produtos ou dinheiro. Todos assistimos à saída de milhões de ucranianos do seu país, procurando refúgio noutros países da Europa. Portugal abriu a porta a refugiados, que agora vão tentando refazer as suas vidas por cá, sem esquecerem o apoio contínuo ao seu país. Agora, há mais uma forma de fazê-lo através da arte.
“Artistas pela Ucrânia” é uma exposição de cariz solidário, que estará patente até 30 de junho, quinta-feira, no centro comercial Oeiras Parque. A mostra conta com obras feitas por mais de 20 artistas, entre eles, refugiados ucranianos em Portugal, que deixaram para trás todo o seu trabalho.
Além de incentivar a expressão artística destes talentosos criadores no nosso País, o principal objetivo é reunir apoio financeiro para a United24, uma plataforma de angariação de fundos, criada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destinada a apoiar as vítimas do conflito. No local, os visitantes poderão comprar os quadros expostos — cujo valor reverte integralmente para a United24 — ou, até mesmo, fazer donativos.
Entre os artistas que doaram as suas criações para a realização desta exposição de arte, estão refugiados ucranianos, como é o caso da ilustradora e designer Lita Akhmetova, de Brovary, que chegou a Lisboa a 25 de março e ainda tem esperança de regressar ao país natal.
Também Ellaya Yefymova teve que sair de Kiev para salvar a sua vida e a da filha, de quatro anos, deixando todos os seus quadros na capital ucraniana, exceto um que se encontrava em exposição em Londres e que agora está patente no Oeiras Parque.
Entre as mais de 60 obras doadas para a exposição “Artistas pela Ucrânia”, estão várias peças pertencentes ao próprio acervo de Anastasiya Molchanova. A pintora e designer gráfica ucraniana, que reside em Portugal há 12 anos, juntou-se à Mundicenter na idealização e organização destas mostras, que fazem parte de uma forte ação de responsabilidade social do grupo empresarial.
A mostra está patente no piso 1 do Oeiras Parque e pode ser visitada todos os dias, durante o período em que o centro comercial está aberto, entre as 10 e as 23 horas.
A Mundicenter, grupo empresarial que detém o Oeiras Parque, pretende mostrar-se solidária com o povo ucraniano através da arte e cultura. Desta forma, vai tornar alguns dos seus shoppings, de norte a sul do País, palco de exposições solidárias, promovendo mostras que reúnem desenhos infantis de miúdos refugiados e obras de artistas ucranianos de renome internacional, cujo valor das vendas reverte integralmente para a Ucrânia.
Carregue na galeria para conhecer algumas das obras que pode encontrar na exposição “Artistas pela Ucrânia”.