cultura

Oeiras celebra Dia Mundial do Livro com Dulce Maria Cardoso e 7 eventos literários

Também Valter Hugo Mãe, Hugo Gonçalves, Carlão, entre outros, farão parte da iniciativa "Um Livro uma Comunidade", de 16 a 20 de abril.
A escritora Dulce Maria Cardoso. Imagem: CMO

Os booklovers oeirenses não se podem queixar. Ao longo do ano, são muitas as iniciativas que se realizam à volta dos livros e da literatura, em vários espaços do concelho, unindo leitores nesta paixão comum, conectando-os com autores, entre encontros, conversas, e muito mais. Não é de estranhar, por isso, que o Dia Mundial do Livro, celebrado a 23 de abril, seja assinalado de forma especial. 

Na realidade, a festividade não dura apenas um dia, mas vários. Depois do sucesso da primeira edição em 2023, o Município de Oeiras regressa com o projeto “Um Livro, uma Comunidade”, entre os dias 16 a 20 de abril. A programação do evento estará “recheada de momentos e partilhas, para que se construa memória à volta de uma causa que nos é tão querida: a promoção da leitura”, revela a organização.

E acrescenta: “Este projeto surge de modo a que se possa celebrar este dia tão importante, vincando o papel da Biblioteca Pública como promotor do gosto pela apreciação da literatura e como ponto central de união e encontro da comunidade”. 

Ao longo dos quatro dias, poderá participar e assistir a diferentes conversas e encontros em torno dos livros, pensados para chegar a diferentes públicos, desde alunos do ensino secundário, a funcionários do município, aos praticantes dos vários grupos de leitores das bibliotecas municipais e até ao público empresarial. 

Um nome comum nos vários dias do programa será o de Dulce Maria Cardoso. A escritora portuguesa, de 60 anos, é uma das figuras principais da edição deste ano. Com várias obras publicadas, há duas que se destacam tanto em prémios literários como nos elogios do público: “O Retorno” (2011) e “Eliete” (2018). Os seus romances estão traduzidos em várias línguas, publicou também contos em revistas e jornais e a sua obra é estudada em universidades de vários países. Assina, na “Visão”, a coluna “Autobiografia não autorizada” (crónicas publicadas em livro em 2021 e 2023).

Nesta segunda edição de “Um Livro, uma Comunidade”, o município, com a chancela Livros de Oeiras, vai oferecer mil exemplares do livro “O Retorno”, de Dulce Maria Cardoso, que serão distribuídos pela comunidade. Os eventos contam ainda com a presença de escritores de renome como Valter Hugo Mãe, Isabela Figueiredo e Hugo Gonçalves, e músicos como Selma Uamusse e Carlão. A entrada em todas as sessões é livre.

Conheça o programa completo, onde estão incluídos uma edição especial do Café com Letras e também um jantar literário com a escritora. 

16 de abril (terça-feira)

10 horas — “O Retorno”, com Dulce Maria Cardoso e Valter Hugo Mãe, moderação de Carlos Vaz Marques, para público empresarial e escolas do secundário, no Auditório do Taguspark, em Porto Salvo.

21 horas — “A ida para a metrópole”, com Dulce Maria Cardoso e Valter Hugo Mãe, moderação de Carlos Vaz Marques, para público em geral, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.

17 abril (quarta-feira)

21 horas — “Regresso às memórias coloniais”, com Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo e Hugo Gonçalves, com moderação de Carlos Vaz Marques, para público em geral, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras.

18 de abril (quinta-feira)

21 horas — “Quarto 315”: Café com Letras com José Mário Silva e Dulce Maria Cardoso, para público em geral, na Biblioteca Municipal de Algés.

19 de abril (sexta-feira)

10 horas — “Claro que sou africano”, com Dulce Maria Cardoso, Selma Uamusse e Carlão, moderação de Carlos Vaz Marques, na Escola Secundária de Miraflores, destinado aos seus alunos, com inauguração de um mural. 

20 de abril (sábado)

18 horas — “Inventar a esperança”: encontro dos grupos de leitores do município com Dulce Maria Cardoso, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

20 horas — “Eu estive aqui”: jantar literário com a presença de Dulce Maria Cardoso e um espetáculo de encerramento, para público em geral, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA