cultura

Oeiras celebra Dia do Município com festa online — e estão todos convidados

No domingo, 7 de junho, vai poder assistir a uma visita guiada e a um grande concerto.
Este vai ser um dos palcos.

A pandemia Covid-19 acabou com muitas festas e concertos em Oeiras. Mas isso não quer dizer que as pessoas se devam fechar em casa sem fazer nada. A Câmara Municipal está a organizar um Dia do Município bem diferente, que pode ser visto a partir da sua sala de estar.

As celebrações começam cedo, mas por causa da pandemia tem um número limitado de participantes. A partir das 9 horas há o hastear das bandeiras, em frente aos Paços do Concelho. Às 10 horas está marcada uma Missa Solene nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal e às 11 a Sessão Solene com entrega de condecorações a Cidadãos e Instituições de reconhecido mérito.

Perto das 12h30, serão atribuídas 26 viaturas à Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Proteção Civil e a serviços municipais, no parque de estacionamento do Palácio do Marquês de Pombal.

A tarde começa às 15 horas, com a entrega de 19 casas de Habitação Jovem, que estão localizadas na União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo; na Freguesia de Barcarena, e na Freguesia de Porto Salvo.

Depois está prevista a inauguração de dois edifícios do Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos, em duas localidades do concelho: às 16h30, em Leião, na Rua das Pedreiras n.º 15, e às 17 horas, em Barcarena, no Largo de São Sebastião n,º 7, 9 e 11. Estas aquisições e reabilitações têm um investimento municipal de 590 mil e 894 euros.

Através do Facebook do Município de Oeiras vai poder assistir a um final de tarde de celebrações. O palco é a ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras, que está a ser recuperada pela Câmara. Às 17h30, há uma visita guiada à Quinta de Cima pelo Historiador José Meco e, às 19 horas, pode ver e ouvir um concerto com Camané e Mário Laginha, em direto da Casa da Pesca.

tags: Camané, Câmara Municipal de Oeiras, Dia do Município, festa online, mário laginha, oeiras

outros artigos de cultura

mais histórias de Oeiras