Não se ouve o som das guitarras e das baterias, não há um palco montado com uma banda a tocar e não se sente a vibração do público — mas não é por isso que vai deixar de viver o espírito do rock ‘n’ roll, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, a partir de dia 11 de janeiro.
É que o espaço vai receber a exposição “Há Rock no Palácio”, com uma retrospetiva do trabalho do fotógrafo brasileiro Rodrigo Simas, natural do Rio de Janeiro, que vive atualmente em Portugal. A mostra apresenta ao público “obras que nos trazem o seu olhar nos bastidores das bandas e palcos mais icónicos do mundo”, refere a Oceanic Soul, responsável pela organização.
As suas bases são o design gráfico e a direção de arte. Desde 2008, que se tornou profissional da fotografia. “Sempre fui atraído pelas emoções que a música traz, dentro e fora do palco. Isso é o que tento capturar todas as noites”, podemos ler no seu site oficial. Dois anos depois de decidir dedicar-se a 100 por cento a esta paixão, foi destacado como fotógrafo oficial da Dave Matthews Band, com quem viajou o mundo e onde adquiriu muita experiência a nível internacional.
Desde então tem acompanhado digressões e concertos de vários músicos e fotografado muitos festivais, tanto no Brasil como fora. Da lista fazem parte os Kiss, Metallica, Ben Harper, Macy Gray, John Mayer, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jota Quest, Luís Represas, entre outros.
Através do seu olhar, capta também importantes momentos de bastidores de bandas de renome internacional e já fotografou em palcos de grandes eventos musicais, como o Coachella, Lolapalooza e Rock in Rio. Atualmente, além de continuar ligado à Dave Mathews Band, é fotógrafo oficial do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, onde pontualmente faz workshops de fotografia de espetáculos (cujas inscrições esgotam num ápice).
A inauguração da mostra acontece no dia 11 de janeiro, quinta-feira, pelas 18 horas, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha. Pelas 19 horas, haverá uma talk proporcionada por Rodrigo Simas, com o título “A dream so real — A life on Tour”, onde poderá ficar a conhecer melhor o seu trabalho. A exposição estará patente até dia 4 de fevereiro e pode visitá-la entre as 10 e as 18 horas. A entrada é gratuita.