cultura

“O Pai Tirano” é a grande estreia da semana no cinema em Oeiras

As salas do Oeiras Parque dão também as boas-vindas a uma comédia francesa e a um filme de animação europeu.
Uma adaptação do clássico português.

Esta semana, “O Pai Tirano” traz a magia dos anos 40 ao centro comercial Oeiras Parque. A nova versão de um dos clássicos do cinema português chega esta quinta-feira, dia 21 de julho, ao público e promete arrecadar muitas gargalhadas.

“O Pai Tirano” é uma comédia que pretende, de forma bem-humorada, mostrar o que é ser português — tanto em 1940 como em 2022 — numa ode aos costumes do País. Esta é uma adaptação do original de 1941, realizado por António Lopes Ribeiro. A versão de 2022 conta com a realização de João Gomes, que se estreia no mundo das longas-metragens, depois de realizar algumas novelas.

O remake mantém a trama fiel ao original, seguindo a história dos membros de uma companhia de teatro, homens e mulheres com as suas paixões, enganos e mal-entendidos. O elenco conta com nomes como José Raposo, Miguel Raposo, Jessica Athayde, Rita Blanco, entre muitos outros, que se espera estarem à altura dos ícones Vasco Santana, Francisco Ribeiro e Leonor Maia

Há mais duas estreias para conhecer esta semana. Falamos da comédia francesa “Que mal fizemos todos a Deus?“, realizada por Philippe de Chauveron, um filme de 2021 que chega agora às salas de cinema nacionais. E também o filme de animação europeu “Galilebre e o templo perdido“, que na versão portuguesa conta com as vozes de Tiago Teotónio Pereira e Carolina Patrocínio. 

Conheça os oito filmes em exibição no cinema em Oeiras. 

Cinema NOS Oeiras Parque

O Pai Tirano“, realizado por João Gomes, conta com José Raposo, Jessica Athayde, Carolina Loureiro e Rita Blanco no elenco. Centra-se na história da paixão de Chico Mega (Miguel Raposo), empregado de sapataria nos antigos Armazéns do Grandela, por Tatão (Jessica Athayde), funcionária da Perfumaria da Moda e imersa num triângulo amoroso com o boémio Artur. Como Tatão é uma cinéfila de gema, Chico esconde-lhe que é ator num grupo de teatro amador, os “Grandelinhas”. Até que o grupo decide levar à cena a peça “O Pai Tirano ou o Último dos Almeidas” e troca as voltas ao casal. Sessões: todos os dias, na sala 5, às 12h45, 15h10, 18 horas e 20h30.

Que mal fizemos todos a Deus?“, realizado por Philippe de Chauveron, tem no elenco nomes como Christian Clavier, Chantal Lauby e Frédérique Bel. O aniversário de 40 anos de casamento de Claude e Marie Verneuil aproxima-se e, para celebrar a ocasião, as quatro filhas decidem organizar uma grande festa surpresa na casa de família de Chinon e convidar os pais de cada um dos genros por alguns dias. Esta estadia familiar anuncia-se tudo menos pacífica. Sessões: todos os dias na sala 4 às 13h30, 16h10, 18h30 e 21h30.

Galilebre e o templo perdido” é realizado por Ben Stassen e Benjamin Mousquet. Galilebre é um jovem herói que nasceu meio lebre, meio galinha e foi adotado pelo Rei Pedro, uma famosa lebre aventureira. É obcecado por aventuras, apesar de ser muito desastrado. Quando o maior vilão do reino — o seu próprio tio — foge da prisão e ameaça derrubar o seu pai, Galilebre embarca numa corrida épica contra o tempo para impedi-lo. Sessões: todos os dias na sala 3 às 11 horas, 13h40, 16h20 e 19 horas. 

The Gray Man — o agente oculto“, realizado por Anthony Russo e Joe Russo, leva aos ecrãs o agente mais hábil e talentoso da CIA, Sierra Six, conhecido por revelar segredos obscuros da agência, que se vê perseguido por um ex-colega psicopata, que coloca uma recompensa para conseguir capturá-lo, desencadeando uma verdadeira caça global. Felizmente, Six conta com a ajuda preciosa da agente Dani Miranda (Ana de Armas) para conseguir escapar. Sessões: todos os dias, na sala 2, às 21 horas.

Thor: Amor e Trovão“, realizado por Taika Waititi, revela a jornada de Thor para combater a ameaça do grande vilão Gorr. Com a ajuda de Rei Valkiria, de Korg e da ex-namorada Jane Foster, embarcam numa angustiante aventura cósmica para descobrir o mistério da vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais. Sessões: na versão ATMOS, todos os dias, na sala 1, às 13 horas, 15h50, 18h45 e 21h40. 

Mínimos 2: A ascenção de Gru“, realizado por Kyle Balda, Brad Ableson e Jonathan del Val, traz-nos um Gru muito jovem que é fã de um grupo de super vilões. O rapaz acaba por traçar um plano para se tornar malvado o suficiente de forma a juntar-se a eles, mas nem tudo corre bem. Sessões: versão portuguesa normal na sala 4 às 11h15. Na versão portuguesa em ATMOS na sala 2 às 13h15, 15h30 e 18h20. 

Mundo Jurássico: Domínio“, criado e realizado por Colin Trevorrow, tem um elenco de luxo, com Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neil. Os dinossauros agora vivem e caçam lado a lado com os humanos, num equilíbrio frágil que irá redefinir o futuro e determinar, de uma vez por todas, se os humanos se manterão no vértice dos predadores, num planeta que agora partilham com as criaturas mais perigosas da história. Sessões: todos os dias às 21h20 na sala 3. 

“Top Gun: Maverick” realizado por Joseph Kosinski e escrito por Peter Craig. Tom Cruise e Val Kimmer regressam ao elenco, juntamente com novos nomes como Jennifer Connely e Miles Teller. Quando Pete Mitchell aceita treinar um grupo de graduados Top Gun para uma missão, é confrontado com fantasmas do passado e obrigado a enfrentar os seus medos, culminando numa missão que exige o sacrifício daqueles que forem escolhidos para voar nela. Se quiser saber mais informações sobre a produção, leia este artigo da NiT.  Sessões: na sala 6 às 14 horas, 17h30 e 20h45.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA