cultura

O novo busto no Taguspark é uma homenagem especial a Nelson Mandela

O trabalho da artista plástica Clo Bourgard foi inaugurado na sexta-feira, dia 9 de abril.
Vencedor do Nobel da Paz.

Nelson Mandela foi homenageado em Oeiras na sexta-feira, dia 9 de abril. Nesse dia, foi inaugurado um busto desta figura marcante na defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia. Da autoria da artista plástica Clo Bourgard, o busto está presente na Praça Nelson Mandela, junto ao edifício Núcleo Central do Taguspark. 

A cerimónia contou com a presença de Isaltino Morais (presidente da Câmara Municipal de Oeiras), de Eduardo Baptista Correia (CEO do Taguspark), do jornalista português António Mateus e do jornalista sul-africano John Battersby, ambos autores de dois livros sobre Nelson Mandela. John Battersby foi o jornalista que mais vezes entrevistou o líder anti-apartheid.

A inauguração contou ainda com as intervenções de Francisco Rocha Gonçalves (Vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras) e Nuno Delgado (Atleta Olímpico de Judo). Pode assistir à cerimónia na página de Facebook do Taguspark e conhecer a obra.

Com a implantação do regime de Spartheid na África do Sul, no final da década de 1940, Nelson Mandela assumiu a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Esteve preso durante 27 anos, ganhou o Prémio Nobel da Paz e foi o primeiro presidente negro eleito na África do Sul. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA