Já se está a tornar numa tradição, um domingo por mês, as famílias oeirenses rumarem ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, para que os miúdos possam assistir a uma sessão de curtas-metragens de animação. Depois de as últimas edições terem sido um sucesso, a iniciativa está de volta ao concelho de Oeiras.
“Filminhos Infantis à Solta pelo País” vai acontecer este domingo, 23 de abril, às 11 horas, com uma duração aproximada de 55 minutos. Ao todo, serão exibidos oito filmes que, como sempre, misturam entretenimento com conteúdos pedagógicos. Em todas as sessões há precisamente uma ficha pedagógica entregue às famílias. Portanto, se ainda não tinha planos para entreter os miúdos este domingo de manhã, aqui está uma boa opção.
A iniciativa, organizada pela Associação Cultural Zero em Comportamento, foi lançada em 2014 e, desde então, tem levado a sua programação a vários locais do País, tanto em sessões para famílias, como também para escolas. Um dos seus objetivos é o de “disponibilizar filmes de grande qualidade artística mas que, ao mesmo tempo, apresentam um conteúdo de significativo valor educativo e que, portanto, são perfeitos para os educadores, pais e professores, abordarem diversas questões fundamentais para o crescimento das crianças e jovens enquanto seres humanos conscientes e críticos do mundo em que vivemos”, pode ler-se no site.
A primeira curta-metragem a ser exibida é “A Grande Migração” que conta as divertidas aventuras de um pássaro migrador que se perde dos companheiros, no meio do nevoeiro. O filme francês, com a duração de seis minutos, foi lançado em 2007, pelas mãos de Iouri Tcherenkov. Segue-se o holandês “Os Tumblies”, simpáticos personagens coloridos, feitos de duas, três ou quatro partes, que se estão sempre a desmanchar. Lançado em 2013, o filme, com cinco minutos, tem a assinatura de Patrick Raats.
De Portugal chega “Assim Mas Sem Ser Assim”, de Pedro Brito. Lançada em 2020, esta curta-metragem de 11 minutos fala de como um rapaz, incentivado pelo pai a não passar todo o seu tempo fechado em casa a jogar computador, se lança na aventura de conhecer os vizinhos. “Podes Contar Sempre Com o Teu Pai”, da China, é o filme que se segue. Retrata a relação de um pai e de uma filha, ao longo do crescimento desta. Com seis minutos, foi lançado em 2017 por Chenglin Xie.
Poderá ver também “Peep e o Avião de Papel”, do alemão Christoph Englert. Lançado em 2016 com 12 minutos, conta a história de um passarinho que recebe a ajuda inesperada de um avião de papel, enquanto a mãe está à procura de comida. Jntos, saem para explorar o mundo ao seu redor, até a sua amizade ser posta à prova.
Segue-se o norueguês “As Aventuras do Lobinho Cinzento no Verão”, com sete minutos, criado por Natalia Malykhina. Lançado em 2019, traz a história do pequeno lobinho que está quase a fazer aniversário e sonha com um bolo verdadeiro repleto de velas para a sua festa. Não será fácil realizar este sonho, já que vive no meio da floresta, mas descobre que vale muito ter bons amigos.
Da Estónia chega “As Aventuras de Miriam: a Inundação”, de 2006. Criado por Riho Unt, com cinco minutos, o filme apresenta Miriam, uma menina que está sozinha em casa com o irmão mais novo e uma galinha a quem decide dar banho na banheira. Tem tudo para correr mal e divertir muito os miúdos que estão a assistir. Por último, será exibido o francês “Hezarfen”, que está pronto para inaugurar o primeiro voo humano, já que uma sequência de acontecimentos o obrigada a dar o salto. Com apenas três minutos, a curta-metragem de animação foi criada em 2010 por Tolga Ari, Romain Blanchet, Chung-Yu Huang e Rémy Hurlin.
O evento está classificado para maiores de quatro anos. A sessão para famílias custa 3€ por pessoa, com reserva e pagamento até ao dia da mesma. O valor sobe para 3,50€ caso não efetuar reserva e fizer o pagamento no próprio dia. Pode fazer a reserva online ou através do número 919 819 597.
Para mais informações envie email para paulo.afonso@nulloeiras.pt ou ligue para o número de telefone 214 430 799. A abertura das portas faz-se 20 minutos antes do início da sessão, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, que fica no número 3, da Rua Cesário Verde, em Carnaxide.