cultura

“O Feiticeiro de OZ” e outros filmes clássicos para ver no cinema em Oeiras este mês

A iniciativa "Da Palavra à Imagem" tem sessões todas as terças-feiras, no Auditório Municipal César Batalha.
O filme é de 1939.

Chegámos a dezembro e, assim, ao último mês do ciclo de cinema “Da Palavra à Imagem”, que trouxe ao Auditório Municipal César Batalha, ao longo do ano, vários filmes que resultaram de adaptações literárias. Os oeirenses puderam assistir, todas as terças-feiras à tarde, a diversas propostas que provam a forte ligação entre cinema e literatura, sempre com entrada livre.

Este mês, há mais três obras para ver, propostas pelo realizador e encenador Frederico Corado. Este definiu o programa para dar continuidade ao projeto de masterclasses de cinema, iniciado pelo seu pai, o cineasta Lauro António. Desder 2018, semanalmente, o público podia assistir a uma seleção variada, desde os clássicos favoritos de Lauro António, até aos melhores filmes dos anos 80. Após o seu falecimento em 2022, o Município de Oeiras decidiu dar continuidade à iniciativa, agora realizada em sua homenagem. 

“A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm ‘Cinderela’ e a peça ‘King John’, de William Shakespeare. Ainda antes de Meliés, há o registo da adaptação cinematográfica de ‘Trilby and Little Billee’ em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela, e é considerado a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objeto literário”, refere Frederico Corado. 

“Desde então esse percurso tem inspirado obras de diversos autores, tais como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, entre muitos outros”, acrescenta. A verdade é que, ao longo dos últimos anos, há adaptações que se têm tornado grandes sucesso de bilheteiras, tais como “It“, “The Godfather”, “The Lord of the Rings” ou até mesmo, “The Devil Wears Prada” e “The Hunger Games”.

Este ano, o projeto percorreu diferentes décadas, correntes e géneros literários. Em dezembro, poderá ver filmes de diferentes épocas do cinema, desde os anos 30, passando pela década de 60, até ao início do século XXI. 

Conheça a programação. 

3 de dezembro

“O Diário de Bridget Jones” (Bidget Jones´s Diary, 2001) realizado por Sharon Maguire com Renée Zellweger, Colin Firth, Hugh Grant. Baseado na obra “Bidget Jones´s Diary”, de Helen Fielding.

10 de dezembro

Oliver!“, de 1968, realizado por Carol Reed com Ron Moody, Oliver Reed, Shani Wallis e Mark Lester. Baseado na obra de “Oliver!” de Charles Dickens.

17 de dezembro

“O Feiticeiro de OZ”, de 1939, realizado por Victor Fleming, com Jack Haley, Ray Bolger, Judy Garland e Frank Morgan. Baseado na obra literária “The Wonderful Wizard of Oz”, de L. Frank Baum.

Todas as sessões decorrem às terças-feiras, pelas 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. A entrada é livre, no entanto, está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha, que está disponível a partir das 15 horas, no local. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA