cultura

Novo elenco de “Monólogos da vagina” estreia-se no Taguspark este mês

A peça vai estar em cena a partir de dia 20 de setembro. Conheça as artistas que vão dar vida à nova versão do espetáculo.
A criadora do texto, Eve Ensler, numa performance do mesmo nos anos 90.

Tem um nome peculiar e muito provocador. Talvez por isso, pela qualidade do texto e pela identificação de milhares de mulheres ao verem o espetáculo, a peça de teatro “Monólogos da vagina” continue a fazer sucesso 27 anos depois da primeira apresentação. Escrito pela autora norte-americana Eve Ensler, o espetáculo, que esteve pela primeira vez em palco em 1996, é baseado em histórias da vida real.

Desde então, a produção recebeu diversas adaptações para outros países, incluindo Portugal. “‘Monólogos da Vagina’ são histórias reais, cruas e divertidas, que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino”, refere a sinopse da peça. As atrizes em cena têm vindo a mudar, ao longo dos anos e, neste mês de setembro o espetáculo chega totalmente renovado ao Auditório do Taguspark.

A produção é da Yellow Star Company, que apresenta estes “Novos Monólogos da Vagina”, com novos textos e novo elenco. Os três nomes que vão dar vida a esta versão moderna da peça foram divulgados esta quinta-feira, 7 de setembro. São eles: Joana Amaral Dias, Maria Sampaio e Sofia Baessa, com encenação de Paulo Sousa Costa. 

De acordo com a produtora, na sua primeira versão, os “Monólogos da Vagina” foram vistos por mais de 150 mil pessoas, em mais de 45 localidades. Agora, a Yellow Star Company volta a trazer a cena esta comédia, “que permite desvendar como cada mulher lida com a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, estupro, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade”, refere. 

A peça, que está classificada para maiores de 16 anos, estreia no dia 20 de setembro, quarta-feira, e estará em cena durante um mês até dia 20 de outubro. Haverá sessões de quinta-feira a sábado, às 21 horas e, para dia 30 de setembro, sábado, está marcada uma sessão extra às 18 horas. Tem a duração de 120 minutos. 

Os preços variam entre 20€ (plateia) e 25€ (zona VIP). Pode adquiri-los online ou reservar através do email bilheteirataguspark@nullyellowstarcompany.com ou do número 938 339 850. O espetáculo decorre no Auditório 1 do Núcleo Central do Taguspark, em Porto Salvo. 

As novas protagonistas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA