O 25 de Abril de 1974 celebrou o cinquentenário em 2024, mas as comemorações continuam ao longo deste ano — especialmente na televisão. Depois de “Mulheres, às Armas” da TVI, agora é a RTP que se inspirou na Revolução dos Cravos para criar uma nova série de ficção. “Daqui Houve Resistência” estreia a 25 de abril, sexta-feira, pelas 21 horas.
A produção retrata a luta contra a ditadura em Portugal a partir de diferentes locais, “numa perspectiva descentralizada da resistência antifascista”, avança a sinopse.
Ao longo dos cinco episódios, a produção vai explorar os sacrifícios e a coragem de operários, estudantes, militares e ativistas políticos que combateram o regime de Salazar — e que irão “contribuir para as transformações sociais e políticas do país com a Revolução dos Cravos de 1974”.
O argumento foi escrito com base em testemunhos reais e vai focar-se principalmente nas figuras anónimas e em movimentos menos conhecidos que ajudaram a acabar com o Estado Novo em Portugal. “Reforça a ideia de um retrato humano e plural do caminho para a liberdade, mostrando que a mudança nasceu de múltiplos pontos do país e de quem ousou resistir”, conclui a descrição da RTP.
O elenco conta com nomes como António Durães, João Pedro Vaz, Miguel Borges, Diana Sá, João Nunes Monteiro, Carolina Amaral, Nuno Nolasco, Joana Ribeiro, António Capelo, Paulo Calatré, Hugo Nicolau, Valdemar Santos, Miguel Moreira e Emília Silvestre. Já a realização ficou a cargo de Edgar Pêra e Carlos Amaral.
Carregue na galeria e conheça outras das séries e temporadas que estreiam em abril nas plataformas de streaming e canais de televisão.