cultura

Nova exposição gratuita do Taguspark é da autoria de Guilherme Atanásio

O artista plástico de 26 anos, muito conhecido nas redes sociais, apresenta um trabalho cheio de cor.
Guilherme Atanásio.

A “Atomics Actions”, o mais recente trabalho de Guilherme Anatásio, vai ser inaugurada dia 8 de maio, às 19 horas e estará patente no Núcleo Central do Taguspark até 30 de junho de 2025. As obras do joven artista portugues foram criadas este ano e exploram as “escolhas humanas”. 

Uma iniciativa impulsionada pelo Museu de Arte Urbana, em Porto Salvo, esta apresentação integra as várias exposições de artistas emergentes nacionais que vão tendo ao longo do ano “ fizeram-me o convite há cerca de um ano, percebi que era uma boa oportunidade e decidi aceitar”, conta Guilherme à NiO. 

O show case apresentado pelo artista tem como tema principal “o poder das pequenas coisas e pequenas ações”, e é inspirado no livro atomic habits “foca-se muito no efeito borboltea e o foco das peças é esse mesmo, em como pequenas variações podem provocar uma mudança infinita”, afirma. 

“Prefiro chamar-lhe show case e não exposição, para não ter aquela conotação de fim de ciclo. Comecei a criar as peças, mas ainda quero aprofundar este tema e não dar como algo terminado”, confessa. 

A inauguração acontece dia 8 de maio e as 13 peças que compõe esta coleção do artistas vão estar disponíveis para venda. A garantia é de um trabalho “vibrante, cheio de vida, textura e muita cor. Leva as pessoas a pensrame que uma coisa que pode não ter importância se torna em grandes acontecimentos e efeitos”, diz. 

Até ao último dia do mês de junho será possível ver o trabalho de Guilherme Atanásio de forma gratuita, de  segunda-feira a sábado das 9 às 19 horas. Apesar do projeto exposto ser a “Atomics Actions”, o artista apresenta também um trabalho que tem vindo a desenvolver.

“Vou ter também presente um trabalho que tenho vindo a fazer, iniciado há dois anos, que consiste numa tela grande, quase como um diário de estúdio e que no fundo se enquadra na temática que quero passar — viver o dia a dia”. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Guilherme Atanásio (@atanasioart)

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA