Escritora, poetisa e deputada, entre tantas outras atividades, Natália Correia é um nome incontornável da cultura do século XX em Portugal, com uma vida recheada de histórias, aventuras e algumas polémicas. A 13 de setembro, sexta-feira, celebra-se o 101.º aniversário do seu nascimento e, para assinalar a data, Oeiras vai receber a peça “Nome: Natália”.
A Biblioteca Municipal de Oeiras será o cenário da sessão. O espetáculo terá entrada gratuita, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer melhor a vida desta figura ímpar da literatura nacional e uma das mais importantes vozes dos movimentos de resistência antifascistas, muito elogiada pela irreverência com que defendia os valores em que acreditava.
A sua obra e legado continuam a inspirar gerações. A peça “Nome: Natália”, com texto de Ana Paula Costa e produzida pelo Teatro Três Mais Um, é mais uma forma de assinalá-la. O espetáculo, com Maria Emília Castanheira e Maria Helena Torres no elenco, “vai desvendar alguns dos momentos de maior força e também da fragilidade que nela habitaram”, afirma a sinopse.
“Poetisa, romancista, dramaturga, ensaísta, Natália rasgou diversos caminhos na liberdade do pensamento contemporâneo. Mulher polémica, talentosa, genial, mas também frágil e profundamente solitária. Uma solidão dolorosamente vivida sempre em tertúlias e ruídos mundanos”, lê-se na apresentação.
A peça tem a duração de 60 minutos, com início às 21 horas de sexta-feira, 13 de setembro. Apesar de a entrada ser gratuita, o espaço tem lugares limitados, por isso será necessário realizar uma inscrição prévia através do email livraria.verney@nulloeiras.pt ou pelo telefone 214 408 329.
Aproveite para ler a entrevista a Filipa Martins, autora da biografia “O Dever de Deslumbrar”, lançada em 2023, sobre a vida e obra de Natália Correia, que se revelou um sucesso junto do público. Com 696 páginas, é o resultado de seis anos de trabalho da escritora e argumentista, que mergulhou profundamente na obra da autora.