cultura

Musical “O Peter Pan no gelo” chega em dezembro para aumentar a magia do Natal

Poderá assistir ao espetáculo, com uma vertente solidária, entre 1 de dezembro e 14 de janeiro, na AM Arena do Alegro Alfragide.
Um espetáculo original.

Todos conhecem a curiosa história do menino que não queria crescer, originalmente criada por J. M. Barrie, no início do século XX. A personagem Peter Pan tornou-se intemporal, muito devido às várias adaptações de que foi alvo, tanto para teatro como para cinema, ao longo das décadas seguintes. Nesta lista inclui-se a versão da Disney, de 1953, talvez a mais famosa, apesar de revelar várias diferenças em relação à história original, feitas para tornar a narrativa mais direcionada para o público infantil.

A história de Peter Pan traz-nos outras personagens inesquecíveis, que fazem parte da aventura na Terra do Nunca, como a irritadiça fada Sininho ou o temido Capitão Gancho. Peter Pan descobre, um dia, que o Capitão Gancho está a obrigar todos os miúdos a trabalhar como piratas, roubando-lhes a infância e enfraquecendo a magia das fadas. Temendo pela sua fiel companheira Sininho, o rapaz vai à procura de ajuda, encontrando a destemida Wendy e os seus irmãos aventureiros, Jota e Mike. Juntos, viajam até à Terra do Nunca para tentar derrotar o Capitão Gancho.

Entre aventura e mistério, este é um mundo de fantasia que tem encantado gerações e inspirado diversas produções como aquela que vai chegar ao público português este Natal. Prepare-se para assistir a uma peça baseada neste conto, mas com uma particularidade especial: será um espetáculo no gelo. As emoções, as descobertas e a força da amizade fazem parte do enredo desta história infantil que, nesta versão, junta música e a dança para surpreender espectadores de todas as idades. 

“Estás pronto para voar?” é o mote do musical, inteiramente cantado ao vivo, que estará em cena a partir do dia 1 de dezembro de 2023, até 14 de janeiro de 2024, na AM Arena, no Alegro Alfragide. “O Peter Pan no gelo” revela um palco diferente e original, com a proposta de ter todas as personagens a movimentarem-se sobre patins de gelo. O entretenimento está garantido. 

Produzido pela AM Live, o texto é assinado por Ana Queirós e conta com a encenação de João A. Guimarães, com coreografia de Joana Quelhas e música e orquestração de Artur Guimarães. Nos papéis principais, estão caras bem conhecidas do público, como o músico Miguel Cristovinho (vocalista da banda D.A.M.A.), a cantora Irma e a artista e youtuber Mafalda Creative. Porém, o elenco não é fixo em todas as sessões. Conheça as datas em que estará presente cada um destes artistas no site oficial do espetáculo.

Miguel Cristovinho, que já participou em outros musicais do gelo da AM Live, produtora da peça, dará vida ao Capitão Gancho. “Estou feliz por voltar a representar, com uma equipa de quem gosto tanto e de quem sou genuinamente fã. Ainda estou a acabar a tour com os D.A.M.A mas já ansioso para receber o guião, ouvir as músicas e dar vida a um grande vilão”, conta. 

Para a atriz e cantora Irma, esta também não é uma estreia nas aventuras do gelo, revelando o entusiasmo pelo novo papel: “Estou muito feliz por mais um ano no gelo. Este ano, vamos todos aprender a não deixar de ser criança. Vamos voar”, afirma. 

Por sua vez, a jovem Mafalda Creative estreia-se neste musical no gelo. Revela o entusiasmo e empenho para que a peça seja um sucesso: “Quando era criança o meu sonho era voar e, quando cresci percebi que não era possível. Mas afinal é. Ser a Wendy no musical ‘O Peter Pan no gelo’ permite-me voar como profissional, e literalmente. Não podia estar mais entusiasmada e feliz com esta oportunidade! Vou aprender skills que nunca esquecerei e levar amigos para a vida toda”.

Além destes, a peça conta ainda com um elenco de bailarinos e patinadores profissionais. “Entre lutas de piratas, descobertas incríveis e um cenário recheado de luz e cor, Peter Pan e companhia vão encantar crianças e adultos nesta experiência envolvente até à Terra do Nunca”, garante a produtora. 

A produtora AM Live revela ainda que este é um espetáculo com um guião “altamente comprometido na defesa dos Direitos Humanos, em particular nos direitos da criança”. Por isso, este ano, o musical terá a UNICEF como organização beneficiária, “pela importância da proteção e salvaguarda de uma infância feliz em Portugal e no resto do mundo”, garante.

“Na UNICEF Portugal, reconhecemos a importância de iniciativas como esta, uma vez que dependemos inteiramente de contribuições voluntárias para cumprir nossa missão de promover e defender os direitos da criança. Este espetáculo aborda, de uma forma lúdica, este tema tão importante, numa altura em que o público está mais recetivo a este tipo de mensagens. O nosso compromisso com os direitos da criança é inabalável, e queremos agradecer a todos que se juntam a nós nesta missão. Acreditamos que todas as crianças merecem uma infância cheia de sonhos, oportunidades e alegria”, afirma Luísa Motta, Diretora de Recolha de Fundos e Parcerias da UNICEF Portugal. 

Na prática, estará a ajudar a instituição, ao adquirir um bilhete para o espetáculo “O Peter Pan no Gelo”. Nesse momento, poderá optar por fazer uma doação direta à UNICEF. “Cada contribuição ajuda a proteger e melhorar as vidas de crianças em todo o mundo”, garante a organização.

Os preço dos bilhetes varia entre os 15,51€ e os 20,33€ (com diferença entre ser adulto ou miúdo, e consoante queira fica na primeira, segunda ou terceira plateia). Pode adquiri-los no site oficial do espetáculo, na See Tickets, na bilheteira da AM Arena (parque de estacionamento exterior do shopping) e na bilheteira do próprio Alegro Alfragide, situado na Av. dos Cavaleiros, Carnaxide, assim como nos locais habituais. A peça é classificada para maiores de seis anos, mas poderá ser assistida por miúdos com idades entre os três e os seis anos, desde que acompanhadas por um adulto. 

Um espetáculo com muita música e dança.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA