Na centenária história do cinema, existem filmes que deixaram marca não só na época em que foram lançados, como também nas gerações que se seguiram. “Música no Coração“, lançado em 1965 é, sem dúvida, um deles. Associamo-lo às festividades de final de ano pois, por cá, não há Natal em que não seja exibido na televisão portuguesa, mas mais do que mero entretenimento, a obra retrata uma importante época na história da Europa, pré Segunda Guerra Mundial.
É difícil encontrar quem não conheça a família Von Trapp, um capitão viúvo e austero com sete filhos, que se deixa encantar por uma uma noviça com jeito para se meter em sarilhos. A jovem Maria — um dos papéis mais reconhecidos da carreira de Julie Andrews — acaba por conquistar os miúdos e o pai, num crescente de harmonia familiar ao mesmo tempo que as leis nazis começam a apertar.
As músicas ficam no ouvido e é impossível não cantarolar ao mesmo tempo das personagens. O musical romântico, baseado numa história verídica, é daqueles filmes para se ver e rever sem cansar. No entanto, caso gostasse e vê-lo num ecrã grande de cinema (e não na televisão ou computador), terá oportunidade de fazê-lo este mês.
A obra, realizada por Robert Wise, é um dos filmes de novembro das masterclasses de cinema deste ano, organizadas pelo realizador Frederico Corado, sob tema “Da Palavra à Imagem”, dedicado a filmes adaptados de livros. Desta forma, dá continuidade ao projeto criado pelo pai, o cineasta Lauro António, que realizou sessões de cinema nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras, desde 2018 até 2022, ano do seu falecimento.
Este ciclo de cinema percorre diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas e correntes, de forma a mostrar como tem sido a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos.
Em novembro, há quatro clássicos para ver ou rever, entre dramas, thriller, comédia e musical. Conheça a programação.
5 de novembro
“À beira do abismo” (The Big Sleep, 1946), de Howard Hawks, com Lauren Bacall, John Ridgely e Humphrey Bogart. Baseado na obra literária “The Big Sleep”, de Raymond Chandler.
12 de novembro
“E tudo o vento levou” (Gone With the Wind, 1939), de Victor Fleming e George Cuckor, com Hattie McDaniel, Clark Gable, Leslie Howard e Vivien Leigh. Baseado na obra literária “Gone With the Wind”, de Margaret Mitchell.
19 de novembro
“Irma La Douce” (Irma La Douce, 1963), de Billy Wilder; com Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Lou Jacobi. Baseado na obra literária “Irma La Douce”, de Alexandre Breffort.
26 de novembro
“Música no Coração” (The Sound of Music, 1965), de Robert Wise, com Richard Haydn, Julie Andrews, Eleanor Parker, Christopher Plummer. Baseado na obra literária “The Story of the Trapp Family Singers”, de Maria Von Trapp.
Os filmes são exibidos no Auditório Municipal César Batalha, todas as terças-feiras pelas 15h30. A entrada é gratuita, mas está limitada aos lugares disponíveis. É necessário levantar uma senha, que está disponível a partir das 15 horas, no local. Se tiver dúvidas ou quiser obter mais informações, pode fazê-lo através do email carlos.pinto@nulloeiras.pt ou do número de telefone 214 408 565.