cultura

Município de Oeiras entrega proposta oficial de candidatura a Capital Europeia da Cultura

A proposta foi entregue na passada terça-feira, 23 de novembro, pelo comissário da candidatura.
Oeiras candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

Foi entregue na passada terça-feira de manhã, dia 23 de novembro, nos correios, a proposta formal de Candidatura do Município de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027. A entrega foi feita pelo comissário daquela candidatura, Jorge Barreto Xavier, em conjunto com outros personalidades envolvidas na mesma, e que compõem o projeto denominado “Oeiras 27”.

“No fundo, nós consideramos que este projeto corresponde a um catalisador do terceiro ciclo de desenvolvimento de Oeiras, tal como foi definido pelo nosso presidente de Câmara, e que foi validado no fundo, no contexto deste novo ciclo eleitoral, através da cultura, das artes, da ciência, da tecnologia, e da educação. Encontramos um caminho estruturante que consolida aquilo que faz de Oeiras já um dos municípios de referencia a nível nacional, mas também, a nível europeu.” explicou o comissário da candidatura Jorge Barreto Xavier.  Afirmou também que “Com a candidatura, o município de Oeiras, espera criar um ‘ecossistema urbano’ que fomente a atividade e a participação cultural e que simboliza a aposta clara do Concelho em assumir a cultura como um polo de progresso.”

Por seu lado, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, demonstrou confiança no sucesso da candidatura. “Não tenho dúvidas de que a nossa proposta é a mais forte, a mais ambiciosa, que tem tudo para ganhar e que será uma verdadeira mais-valia para Oeiras, para a Área Metropolitana de Lisboa e para o país”, refere.

Por seu lado, a embaixadora Oeiras27, Cláudia Semedo, afirmou que enquanto atriz e diretora do Teatro Municipal Amélia Rey Colaço em Algés, a entrega desta candidatura tem um peso que vai muito além do simbólico. “Acho que vai enriquecer imenso, não só os agentes culturais, mas também todos aqueles que possam fruir das artes e ter uma comunicação mais direta, mais incisiva em relação, também àqueles que são os problemas da comunidade oeirense, ou da riqueza da comunidade oeirense, ou do Município de Oeiras.

A comissão de honra da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027 conta com nomes como o ex-Presidente da República António Ramalho Eanes, o ex-primeiro ministro Francisco Pinto Balsemão, os atores Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz e a ex-campeã olímpica Rosa Mota,  a artista Maria Bethânia e o designer Philippe Stark, entre outros.

Além de Oeiras, há mais dez cidades portuguesas a concorrer para receber a distinção: Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Évora, Faro, Funchal e Ponta Delgada. A decisão deverá ser tomada até 2023. Portugal já recebeu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA