cultura

Morreu Marco Paulo. O cantor e apresentador tinha 79 anos

O artista sabia, desde o início de setembro, que a quimioterapia não estava a resultar e seria suspensa.
O cantor tinha 79 anos.

Morreu Marco Paulo. O cantor estava a lutar contra dois cancros em simultâneo, no fígado e no pulmão mas, em setembro, os médicos descobriram que a quimioterapia não estava a resultar e seria suspensa. Além de cantar, o artista de 79 anos era apresentador do seu próprio programa na SIC.

Reconhecido pelo cabelo encaracolado e as habilidades com o microfone, o cantor cumpriu mais de 50 anos de carreira. Lançou mais de 70 discos, mas o seu maior êxito foi: “Eu Tenho Dois Amores”, lançado em 1980. A vida do artista português foi marcada pelos prémios e reconhecimento, mas também por doenças prolongadas.

Em 1996, Marco Paulo recebia o temido diagnóstico pela primeira vez. Era um cancro no testículo que tinha “quase o tamanho de uma tangerina”. Acabaria por vencer essa luta e, agarrado à fé, lançou o célebre tema “Nossa Senhora” em 2001. Em 2020, descobriu um cancro na mama, em 2022, no pulmão, e, no fim de 2023, no fígado.

Nos últimos tempos o artista falava sobre as doenças sem grandes problemas. O mesmo não aconteceu em 1996, altura em que, confessou numa entrevista ao “Correio da Manhã”, que isso era uma espécie de tabu.

“Como foi uma coisa muito íntima, nunca me senti muito confortável a falar dela e fui sempre preferindo manter o silêncio. Na altura, estas coisas também eram quase tabu. Não se ouvia falar delas e mesmo hoje ainda se fala com alguma vergonha. Eu é que já não devo nada a ninguém.”

O novo cancro foi descoberto em 2020, quando numa consulta de rotina se percebeu que tinha um caroço na mama. Após retirado em cirurgia, o perigo passou. “Nunca me passou pela cabeça que pudesse acontecer aos homens”, disse na época.

2023 foi também o ano em que Marco Paulo viu a sua vida ser contada numa minissérie da SIC. Uma produção que evitou alguns dos temas mais controversos e que suscitou algumas críticas do próprio artista.

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA