cultura

Moita Flores lança livro sobre o Marquês de Pombal esta quinta-feira em Oeiras

A apresentação está marcada para as 18 horas no Palácio Marquês de Pombal. Surpreenda-se: não é um romance nem um policial.
O escritor tem 70 anos.

Pode dizer-se que Francisco Moita Flores é um homem de muitos ofícios mas, nos últimos anos, é a veia de escritor que tem ganho mais destaque junto do público. Esta quinta-feira, 23 de novembro, será marcada pela apresentação do seu mais recente livro, que vai acontecer no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. 

O espaço não foi escolhido ao acaso. É que a obra tem como figura principal o Marquês de Pombal. Mas este não é um romance, uma biografia, muito menos um policial ou uma história de mistério. Trata-se de uma peça de teatro, que se desenvolve num ato único e que “apresenta a figura histórica do Marquês de Pombal como a personificação de um Portugal moderno, em diálogo crítico com um Portugal antigo”, refere a sinopse.

“Marquês de Pombal No Dia do Juízo Final” é lançada sob a chancela municipal “Os Livros de Oeiras”. A apresentação vai decorrer às 18 horas no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, com a presença do autor e moderação do escritor e editor Jorge Reis-Sá. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, também estará presente. 

A capa.

Francisco Moita Flores nasceu em Moura, em 1953. Licenciado em História, é reconhecido do público pela sua obra literária e pelo seu trabalho como dramaturgo para televisão, cinema e teatro. Tem uma vasta obra publicada como, por exemplo, os romances: “Mataram o Sidónio!” e “A Fúria das Vinhas” e séries de televisão como “A Ferreirinha”, “o Processo dos Távora” e “Alves dos Reis”.

Em março deste ano, lançou “Um enfarte no alto do Parque” onde conta, na primeira pessoa, a paragem cardíaca que sofreu no Parque Eduardo VII, em Lisboa, durante a Feira do Livro do ano anterior. É também investigador, antigo inspetor da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Já que vai estar pelo centro histórico da vila, aproveite para conhecer o novo restaurante Frigideira Carioca. Mostramos-lhe algumas imagens do espaço e de alguns pratos na galeria, em baixo. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA