“Misericórdia”, de Lídia Jorge, foi lançado em outubro de 2022 pela Dom Quixote. Traz aos leitores “o diário do último ano de vida de uma mulher”, uma idosa que reside num lar e que, na verdade, foi inspirado na própria mãe da autora. Um livro comovente, com a história que a mãe lhe pediu que escrevesse, transformando-se “no testemunho admirável da condição humana”, como refere a sinopse. Desde então, público e crítica muito elogiaram a obra e, se ainda não leu, chegou a altura certa: é um dos livros escolhidos para o grupo de leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras em outubro.
Foi um livro que acompanhou o processo de luto da autora e que, no final, foi apresentado como uma história de ficção baseada em factos íntimos e reais. Em julho deste ano, a obra venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. Um mês depois, chegou outra distinção, a de Melhor Livro Lusófono publicado em França, atribuído pela redação da revista literária “Transfuge”. Já em setembro, foi apontado como o vencedor do Prémio Eduardo Lourenço 2023. Aproveite para ler a entrevista a Lídia Jorge, a propósito do lançamento do livro, no ano passado.
“Misericórdia” será discutido em dois dos encontros de leitores, em outubro, mas há outros livros à espera da sua leitura e posterior debate. É o momento ideal para partilhar esta paixão com pessoas que também a sentem. Já lhe aconteceu gostar muito de um livro e não ter ninguém com quem comentar a história e partilhar o entusiasmo pelas personagens, aventuras e dramas que o marcaram? A solução está nos clubes de leitura e o das Bibliotecas de Oeiras organiza encontros literários praticamente todas as semanas.
Este grupo de leitores reúne-se num ambiente que se pretende informal e descontraído, para que todos se sintam à vontade para partilhar opiniões sobre a obra escolhida, trocar ideias sobre o desenvolvimento da narrativa e elogiar ou criticar um final. Todas as opiniões são válidas e bem-vindas nestes encontros, onde se parte, coletivamente, à descoberta de um autor, que talvez ainda não conhecesse.
A iniciativa chega a um grande número de pessoas, já que abrange as áreas de Oeiras, Carnaxide e Algés, onde estão localizadas as três bibliotecas municipais do concelho. Para outubro estão marcados cinco encontros, um deles destinado a um público jovem adulto (maiores de 16 anos) mas onde todos podem participar.
Conheça as datas e locais de cada encontro.
2 de outubro (segunda-feira)
18 horas — “Misericórdia” de Lídia Jorge, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
9 de outubro (segunda-feira)
18 horas — “Misericórdia” de Lídia Jorge, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
18 horas — “O tamanho do mundo”, de António Lobo Antunes, na Biblioteca Municipal de Carnaxide.
25 de outubro (quarta-feira)
18 horas — “Maremoto”, de Djaimilia Pereira de Almeida, na Biblioteca Municipal de Algés.
31 de outubro (terça-feira)
18 horas — “Desenhos ocultos”, de Jason Rekulak, na Biblioteca Municipal de Carnaxide e online na plataforma Discord. É este o encontro destinado ao grupo de jovens adultos, mas aberto a todos. Para saber mais informações e como se inscrever, contacte o número 210 977 430 ou o email ana.cruz@nulloeiras.pt.
Para mais informações relativas aos eventos na Biblioteca Municipal de Algés, situada no Palácio Ribamar, na Alameda Hermano Patrone, na Cruz Quebrada, pode ligar para o número 214 406 340 ou enviar email para maria.cruz@nulloeiras.pt.
Para a Biblioteca Municipal de Carnaxide, que fica na Rua Cesário Verde, naquela localidade, o contacto telefónico é o 210 977 434 e o email é josefina.melo@nulloeiras.pt. Já para informações relativas à Biblioteca Municipal de Oeiras, na Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro, ligue para 214 406 340 ou envie email para rute.a.oliveira@nulloeiras.pt.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre cada um dos livros que será analisado nestes encontros.