cultura

Maratona da Poesia vai durar 10 horas com apresentações em 5 espaços do centro de Oeiras

A quinta edição do evento acontece no dia 21 de março, com poemas encenados, cantados, musicados e dançados. A entrada é livre.
Edição de 2023 na Livraria Gatafunho. Foto: CMO

A par com a chegada da primavera, todos os anos, a 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Poesia. É assim, pelo menos, desde 1999, quando a data foi instituída na 30.ª Conferência Geral da UNESCO, com o objetivo de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino de poesia pelo mundo. Ora, num concelho com uma ligação tão forte a este género literário, a efeméride é assinalada de forma especial.

A quinta edição da Maratona da Poesia chega esta quinta-feira a Oeiras, com um programa criado para vê-la, ouvi-la e senti-la nas suas mais variadas formas. Será uma tarde e noite recheadas de poesia dita, encenada, cantada, musicada e dançada, numa iniciativa que registou um enorme sucesso em anos anteriores. 

Estão marcadas dezenas de leituras, performances e atuações, que vão acontecer entre as 14 horas e a meia-noite de 21 de março, numa verdadeira festa da poesia. As apresentações vão decorrer em diferentes espaços do centro histórico da vila como a Livraria Gatafunho, a Livraria Municipal Verney, o foyer Auditório Municipal Eunice Muñoz e a Biblioteca Operária Oeirense.

Simultaneamente, haverá um espaço no Mercado Municipal de Oeiras para a leitura de poemas pelos autores, entre as 14 e as 22 horas. Na Livraria Gatafunho, haverá leituras de poemas de dez poetas das 14 horas às 18h30 e uma sessão aberta para os mais jovens, a partir das 19 horas, com Ana Paula Faria, António Gouveia e Inês Araújo como anfitriões. 

Entre as muitas apresentações na Livraria Verney estão, por exemplo, “Sophia — O Espantoso Esplendor do Mundo”, às 17 horas, “Ary dos Santos”, às 18 horas, “Mornas e Poesia Cabo-Verdiana”, às 20 horas, “Poesia Árabe” às 23 horas e “Poesia Erótica”, às 23h30. 

Pelo Auditório Municipal Eunice Muñoz vão passar apresentações como “Poemas de Abril” entre as 14h30 e as 16 horas, “Canções Românticas”, às 16 horas, “Dança com Poesia” às 19 horas e “Eugénio de Andrade – Arco Poético”, às 20 horas. 

A edição deste ano vai dar especial enfoque à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Destacamos, por exemplo, a sessão “Poesia de Intervenção e o 25 de Abril” com Etelvira Baltazar às 19h30 e “Poemas da Liberdade” às 22h30, ambos na Livraria Verney, e também “50 Anos de Abril” com Jorge Castro às 21 horas na Biblioteca Operária Oeirense, ou “Poemas e Canções de Abril”, com João Paulo Oliveira, às 21h30, no mesmo local. 

Pode consultar a programação completa online. A organização é da Luchapa — Associação Artística e Cultural, com o apoio do Município de Oeiras. Para mais informações pode enviar email para livraria.verney@nulloeiras.pt ou ligar para o número de telefone 214 408 329.

Carregue na galeria para conhecer algumas imagens da edição de 2023.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA